Gatos guardam rancor? Especialista em comportamento animal responde

Por
em Gatos

Uma dúvida muito comum entre gateiros é se os gatos guardam rancor, e a resposta é: depende! Atribuir emoções humanas aos felinos não é exatamente correto. Afinal, eles são motivados por algo mais importante do que emoções. Continue a leitura para compreender melhor.

Você deve estar pensando: "Tá bom, mas e aquela vez em que chamei a atenção do meu gato e ele parecia bem irritado comigo?". Calma lá, vamos por partes. Não há comprovação científica de que os felinos guardem esse tipo de sentimento como nós humanos.

No entanto, isso não quer dizer que eles não sintam. Na verdade, os gatos têm uma forma diferente de processar emoções e interpretar situações.

Quando ocorre um incidente negativo e o gato parece assustado ou irritado, é provável que ele reaja por instinto de preservação.

O que isso significa? O gato pode estar mantendo a distância para evitar que o episódio ocorra novamente. Isso não indica que ele guarde rancor, mas sim que ele entendeu que uma ação específica levou a uma reação negativa.

Talvez você esteja pensando: "Mas meu gato tem se comportado mal desde que chamei a atenção dele" ou "Toda vez que o deixo sozinho por muito tempo, ao retornar, ele tem causado diversas travessuras".

Pense bem: tem certeza de que a motivação é vingança, ou o comportamento é semelhante aos instintos de sobrevivência de gatos selvagens?

Principais razões

Os gatos podem agir com comportamentos interpretados como negativos por razões diversas. Às vezes, pode ser o clássico tédio ou a necessidade de expressar seu instinto, como explica o médico veterinário especialista em comportamento animal, Vitor Gonçalves Teixeira.

"Os gatos têm a necessidade comportamental de arranhar. Além de manter o tamanho das unhas correto, eles deixam uma marcação territorial pela liberação de cheiros que outros gatos conseguem sentir, chamados de feromônios. Se não proporcionarmos um arranhador adequado, o gato pode redirecionar o comportamento e arranhar o sofá, por exemplo", exemplifica.

Segundo Vitor, isso não significa que o gato o fez de propósito, por birra ou raiva. Significa que ele precisava expressar seu comportamento natural e encontrou uma maneira de fazê-lo.

No entanto, outras causas também podem levar a esse redirecionamento, como alterações físicas, de saúde e dor.

Portanto, o médico veterinário comportamental precisa conduzir uma consulta minuciosa, muitas vezes em colaboração com veterinários de outras especialidades, para diagnosticar corretamente o problema", destaca.

Em geral, atividades de enriquecimento ambiental são recomendadas, devendo ser planejadas com um objetivo em mente.

"Devemos considerar a individualidade e as necessidades do animal, e sempre observar a reação quando oferecemos algum tipo de enriquecimento", conclui.

Conclusão

Lembre-se de que cada gato é único e pode reagir de maneiras diferentes a várias situações. É sempre aconselhável tratar os gatos com gentileza e respeito para promover relacionamentos positivos e saudáveis com eles.

Redatora.