Idoso de 96 anos 'rejuvenesce' ao criar nova rotina com chegada de cachorro na família

Por
em Aqueça o coração

Aos 96 anos, o avô de Javiera Paz, Luis, parecia estar resignado a uma vida tranquila em casa, desfrutando de sua aposentadoria. No entanto, uma ideia de sua neta trouxe uma reviravolta surpreendente em sua rotina e vitalidade.

Luis sempre foi apaixonado por animais em sua juventude, mas a ideia de adotar um cachorro havia sido adiada por temores de que um filhote fosse demais para ele cuidar, principalmente por sua esposa e outros membros da família.

No entanto, Javiera Paz decidiu trazer um cachorro para seu avô, acreditando que isso poderia trazer uma nova energia para sua vida.

O filhote escolhido foi batizado de Capito, e sua chegada à casa de Luis marcou o início de uma emocionante jornada de transformação.

Embora alguns parentes de Luis tivessem inicialmente se oposto à ideia, Capito rapidamente conquistou a todos com seu charme canino.

O vídeo compartilhado por Javiera nos primeiros dias de Capito na vida de seu avô mostrou a adorável interação entre os dois, com um entusiasmado e enérgico Capito trazendo um sorriso ao rosto de Luis.

A presença de Capito trouxe uma nova dimensão para a vida de Luis.

O avô, que anteriormente levava uma vida mais tranquila, agora estava cheio de energia e entusiasmo.

Veja o vídeo compartilhado no TikTok de Javiera (@rulitos_javi):

Javiera relatou que seu avô implementou uma rotina com Capito, que incluía passeios matinais, atividades no jardim e passeios na praia - todas as coisas que ele costumava recusar fazer antes da chegada do filhote.

O relacionamento entre Luis e Capito floresceu e se aprofundou a cada dia que passava.

Capito se tornou um companheiro constante e alegre na vida de seu avô, trazendo alegria e vitalidade que transformaram a perspectiva de Luis sobre o envelhecimento.

Benefícios de adotar na terceira idade

Os animais de estimação, como Capito, têm o poder de melhorar a qualidade de vida e trazer alegria às pessoas - e para os idosos, pode trazer inúmeros benefícios à saúde e bem-estar.

Um dos principais benefícios é a redução dos níveis de estresse, que pode ter efeitos prejudiciais ao coração.

Acariciar um animal de estimação, como um cachorro ou um gato, libera endorfinas, que são substâncias químicas que promovem a sensação de prazer e reduzem o estresse.

Isso, por sua vez, pode ajudar a controlar a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, contribuindo para a saúde do coração.

Além disso, a presença de um animal de estimação na vida de uma pessoa idosa ajuda a combater a solidão, um problema comum nessa fase da vida.

A companhia de um pet oferece uma interação social constante e uma fonte de apoio emocional, o que pode prevenir doenças como a depressão e melhorar a saúde mental.

No que diz respeito ao combate ao sedentarismo, os animais de estimação também desempenham um papel crucial.

Cuidar de um animal envolve esforços físicos, como passeios e brincadeiras, que incentivam os idosos a se manterem ativos.

Isso não apenas ajuda na saúde física, como também pode melhorar a qualidade de vida e a disposição para enfrentar o dia a dia.

Veja também este vídeo:

10 histórias APAIXONANTES sobre idosos e seus pets

.

Redatora.