Caso de spitz alemão que teve focinho arrancado por 'latir demais' gera comoção e revolta nas redes sociais

Por
em Cães

No último dia 9 de outubro, uma tragédia abalou a vida de um adorável spitz alemão chamado Fox, residente na cidade de São José dos Campos. O motivo? O inocente cão teve seu focinho arrancado por um ataque planejado por um vizinho, que não gostava do cachorro porque ele "latia demais".

Fox, que se tornou uma figura conhecida nas redes sociais, está atualmente em uma batalha pela vida.

Após o ataque, o cão passou por três cirurgias e agora se encontra internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital veterinário na capital paulista.

Seu quadro clínico é grave. Ele já teve parada cardíaca, inchaço no coração, edema pulmonar e luta contra a anemia.

A tutora de Fox, Sofia Albuquerque, em meio à angústia e incerteza, lançou uma campanha para arrecadar fundos que ajudem a custear o tratamento médico veterinário do cãozinho.

Uma página no Instagram, @fox.guerreiro, foi criada para divulgar as etapas do tratamento e oferecer informações sobre o estado de saúde do cão.

Motivação

O que torna esse caso ainda mais triste é a razão por trás da ação do vizinho.

O homem, movido pela irritação devido aos latidos do cão, deliberadamente trouxe seu Bull Terrier para atacar Fox através do portão.

"Este homem e seu amigo fugiram com o focinho e permanecem omissos", narrou Sofia em uma publicação no Instagram.

A reação nas redes sociais tem sido imensa, com muitas pessoas demonstrando solidariedade e indignação com o ocorrido.

“Fox repercutiu nas redes sociais antes mesmo de nós sabermos. E nisso, algumas versões equivocadas dos fatos foram publicadas na mídia, deixando as pessoas confusas sobre o ocorrido", explicou a tutora.

Para tornar a situação ainda mais triste, Fox enfrenta incertezas em relação ao seu tratamento.

Sua tutora está comprometida com sua recuperação, mas o futuro permanece incerto, tornando impossível pensar em próteses ou planos de longo prazo neste momento.

Lei Fox

Além da comoção em torno de Fox, a sociedade e amigos do cão vêm pedindo mudanças na legislação.

Diante desse trágico episódio, um projeto de lei foi proposto para tornar as leis de proteção animal mais rígidas e eficazes.

O projeto, denominado Lei Fox, busca aumentar as penas para casos de maus-tratos a animais, impor multas para tutores que não utilizem focinheira em animais potencialmente perigosos e proibir a posse de animais ferozes por pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha.A proposta visa não apenas a proteção dos animais, mas também a segurança da população, especialmente em casos onde animais são utilizados como ameaças a outras pessoas.

Um abaixo assinado foi organizado e pode ser assinado online (aqui).

Acompanhe Fox

Para aqueles que desejam apoiar o Fox e acompanhar sua jornada de recuperação, sua família compartilha atualizações sobre seu estado de saúde e informações sobre como contribuir para o tratamento. Siga o Fox no Instagram, aqui!

Vamos torcer para que ele se recupere e tudo fique bem!

Redatora.