Conheça Benedita, a gata que trouxe um 'dinossauro' para casa

Por
em Gatos

Quem disse que gatos são apenas animais fofinhos e inofensivos? Luis Guimarães, o orgulhoso tutor de Benedita, teve uma surpresa que o fez repensar essa ideia quando entrou no quarto e encontrou sua gata deitada na cama ao lado de uma "presa" um tanto quanto inusitada.

Ao se deparar com a cena, Luis exclamou: "Benedita do céu. Nunca mais na minha vida eu vou reclamar de você me trazer uma lagartixa. Minha filha, onde você achou esse dinossauro?"

A "presa" em questão era nada menos que um lagarto, mas para Luis, a imaginação foi longe o suficiente para chamá-la de dinossauro.

O momento hilário foi compartilhado por Luis no Instagram, onde ele descreveu o tamanho do lagarto com uma mistura de espanto e humor.

"Meu Deus do céu, Be! Gente, olha o tamanho desse bicho que essa Benedita caçou", apontou ele, acrescentando em tom de brincadeira, "Nunca mais chamo ela de gatinha Nutella."

Não demorou para que a história se espalhasse entre os amantes de pets na internet, rendendo risadas e comentários divertidos sobre as habilidades de caça de Benedita.

No entanto, a publicação também levantou um debate sobre as doenças que as lagartixas podem passar para gatos, incluindo a platinosomose felina.

Conforme uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é possível que lagartixas carreguem parasitas ou bactérias que poderiam afetar a saúde do gato, mas é relativamente raro.

A platinosomose felina é uma doença causada por parasitas do gênero Platynosomum, que geralmente infectam o fígado, ductos pancreáticos, pulmões, intestino delgado e outros tecidos dos gatos.

Ainda, conforme o artigo, felinos do sexo feminino estão mais predispostos à patologia devido ao instinto de caça para alimentar seus filhotes. No entanto, o risco de transmissão direta de platinosomose através de lagartixas é baixo.

Gatos infectados com a doença podem apresentar vômito, perda de apetite e de peso, icterícia, letargia, desidratação, diarreia, dor abdominal e aumento de abdômen.

Se você suspeitar que seu gato está doente ou se manifestar algum desses sintomas, é fundamental levá-lo ao veterinário para uma avaliação adequada.

Na dúvida, é sempre uma boa ideia monitorar a saúde do seu gato e, se você notar qualquer comportamento ou sintomas incomuns, é aconselhável consultar um veterinário.

Assista ao vídeo:

Uma coisa é certa: fica a lição para todos os tutores: nunca subestimem as surpresas que seus pets podem trazer para casa. Quer ver mais de Benedita se tutor? Siga eles no Instagram, aqui!

Veja também este vídeo:

Pets com manias estranhas: Defeito de fábrica ou apenas pura sem-vergonhice? | Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.