Cães guardam rancor? Saiba como identificar os sinais que seu pet está chateado com você

Por
em Cães

Você percebeu um comportamento atípico em seu cachorro e está se questionando se fez algo para aborrecer seu fiel companheiro?

Será que os cães guardam rancor? Saber identificar os sinais e resolver situações desconfortáveis pode ser a chave para melhorar o ânimo do seu melhor amigo.

Um estudo divulgado na revista Scientific Reports em setembro de 2021 sugere que os cães conseguem discernir entre ações intencionais e comportamentos não intencionais.

No entanto, até que ponto essa interpretação pode se transformar em um verdadeiro sentimento de rancor?

De acordo com a treinadora profissional e especialista em comportamento canino, Sally Grottini, em entrevista ao Newsweek, os cães não compreendem o conceito de rancor da mesma forma que os humanos.

O que os humanos interpretam como rancor é, na verdade, uma associação negativa que o cão faz com determinadas situações.

À medida que os cães se desenvolvem e convivem com os humanos, associam as reações destes a comportamentos passados ou presentes.

Se um dono demonstra reação dura, seja por linguagem corporal ou tom de voz, o cão associa a ação negativa ao momento específico em que ocorreu.

Além disso, embora os cães possuam sentimentos e possam associar emoções positivas ou negativas a pessoas, lugares ou palavras, eles vivem predominantemente no momento presente.

Como identificar sinais de chateação?

Certos comportamentos podem parecer resultado de raiva, mas na realidade, são instintos de autopreservação ou ações para satisfazer necessidades.

Indicadores incluem evitar o dono, mostrar sinais de medo e resistir a situações anteriormente associadas a experiências negativas.

Por exemplo, se um cachorro é repreendido durante uma caminhada, ele pode resistir a futuras caminhadas com o mesmo dono. Sally esclarece que isso não é rancor, mas sim uma resposta condicionada a ações passadas.

Confira os sinais mais comuns:

  • Orelhas: Se as orelhas do cachorro estão para trás ou achatadas contra a cabeça, isso pode ser um sinal de desconforto.
  • Contato visual: Cães podem evitar olhar diretamente nos olhos quando estão chateados ou se sentem ameaçados.
  • Rosnados: Isso é um claro sinal de desconforto e uma indicação de que o cachorro quer espaço.
  • Lábios: Lamber os lábios em excesso pode ser um sinal de estresse ou desconforto.
  • Bocejos: Cães bocejam não apenas quando estão cansados, mas também quando estão estressados.
  • Cauda: Uma cauda abaixada entre as pernas pode indicar medo ou desconforto.
  • Tremedeira: Tremores em geral podem ser sinais de ansiedade ou desconforto.
  • Postura: Corpo rígido e tenso pode indicar que o cachorro não está à vontade.
  • Apetite: Se um cachorro está chateado ou estressado, pode afetar seus hábitos de sono e alimentação.

Lembre-se de que a interpretação desses sinais pode variar de um cachorro para outro, e alguns cães podem exibir sinais mais sutis do que outros.

Se você notar consistentemente esses sinais de chateação em seu cachorro, pode ser útil consultar um veterinário ou um treinador de cães para obter orientação adicional sobre como lidar com a situação.

Redatora.