Gata usa técnica genial para abrir porta: 'Se não fosse filmado, ninguém acreditava'

Por
em Gatos

Uma gata siamesa surpreendeu sua tutora e a internet com sua habilidade de abrir uma porta de correr.

Virginia Passos, registrou o momento em que a felina se apoia com as patas dianteiras na fechadura e empurra a parede com as patas traseiras, fazendo a porta correr e liberando a passagem.

“Minha gata saindo de casa sem dar satisfações kkkkkkk”, escreveu Virginia na descrição do vídeo, que foi publicado no TikTok em 26 de novembro e já tem mais de 300 mil visualizações.

Nas imagens, é possível ver que a gatinha não se intimida com a câmera e sai tranquilamente para outro cômodo da residência, deixando a porta aberta.

O vídeo viralizou e recebeu vários comentários elogiando a inteligência e a esperteza da gata.

“Gente, como pode, né? Eles são muito inteligentes”, questionou uma internauta. “Isso me assusta”, comentou outro. “Gato tá há anos luz [a frente] dos cachorros”, escreveu mais um.

Confira a artimanha:

Mas por que os gatos têm essa obsessão por portas fechadas? Segundo especialistas em comportamento felino, isso tem a ver com a natureza territorial dos gatos, que gostam de explorar e marcar o seu espaço com cheiros e arranhões.

A veterinária comportamental Amanda Alano já deu uma explicação sobre isso aqui no Amo Meu Pet.

“Na natureza eles não são impedidos de circular no seu território, que por sinal é extremamente amplo (em média até 200 hectares para as fêmeas e até 1000 hectares para os machos). Então, quando nosso gato se depara com uma porta fechada vem uma ansiedade de não poder ter esse livre acesso e uma insegurança por não saber o que está acontecendo ali dentro. Quando abrimos a porta, através do cheiro do ambiente e campo visual ele percebe que nada mudou e nem sente necessidade de entrar ali”, explicou a veterinária comportamental Amanda Alano, em uma publicação no Instagram.

A dica dos especialistas é deixar as portas sempre abertas, ou pelo menos entreabertas, para que os gatos possam circular livremente pela casa e se sentirem mais seguros e confiantes.

Além disso, é importante oferecer brinquedos, arranhadores, caminhas e outros estímulos para os felinos, para que eles não fiquem entediados ou estressados.

Esta gata que abre portas, é um exemplo de como os gatos são animais inteligentes, curiosos e independentes, que nos surpreendem a cada dia com suas façanhas.

Quem tem um gato em casa sabe como eles são capazes de nos fazer rir e nos encantar com suas personalidades únicas.

Mas aparentemente, isso é muito comum em felinos curiosos. Nesta semana, 26 de novembro, outra internauta identificada como @lolosbian no Tik Tok também flagrou sua gata abrindo uma porta de casa.

Neste vídeo em questão, a gatinha toda preta aproveita para subir em um balde próximo e se pendurar na maçaneta, após ela desce para o chão e arranha a porta até empurrá-la e abrir passagem.

Você pode checar abaixo:

Outro vídeo mais antigo é da usuária Daniela Barbosa, que mostrou seus dois felinos armando uma estratégia para abrir a porta.

Enquanto um ajuda a bolar o plano, o outro coloca em prática também pulando e agarrando a maçaneta com as duas patas dianteiras.

Depois disso é só puxar o cantinho da porta e liberar o caminho para os dois.

Veja outra dupla de arteiros:

Seu gato tem um comportamento parecido? Conta para gente nos comentários!

Veja também:

Cães e gatos golpistas: Picaretagem ou apenas pura sem-vergonhice? hahah | Jornalzinho Amo Meu Pet

O Jornalzinho Amo Meu Pet é um quadro do canal apresentado pelo nosso mascote Pépe Bonner.

Trazemos algumas das histórias e notícias que foram destaque em nosso site, tudo apresentado de uma forma divertida, leve e com muitos memes!

Inscreva-se no nosso canal: Amo Meu Pet Org

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.