Tutor mostra como é viver com um dachshund de 15 anos com demência

Por
em Cães

Hero, um adorável dachshund de 15 anos, já está desfrutando de seus "anos dourados" caninos. Porém, ele tem passado por alguns desafios de saúde.

Para a sorte de Hero, ele vive com uma família amorosa que se esforça ao máximo para garantir que seus últimos anos sejam confortáveis.

Hero foi diagnosticado com a síndrome da disfunção cognitiva canina, também conhecida como demência em cães ou "sundowner syndrome".

Essa condição é caracterizada por mudanças de comportamento, incluindo confusão, latidos excessivos, lambeduras compulsivas e vagar sem rumo.

Os cães afetados frequentemente demonstram desorientação, ansiedade, irritação e inquietação.

Em uma entrevista ao Newsweek, Frank Bond compartilhou como ele e sua esposa notaram mudanças comportamentais em Hero há alguns meses.

"Ele começou a rosnar e latir no meio da noite, aparentemente para nada", disse ele. "Eu movia o cobertor, e ele estava latindo para a parede. Se a gente se aproximasse demais dele, ele nos mordia."

Diante desse desafio, Frank e sua esposa tentaram várias abordagens para acalmar Hero.

"Tentamos colocá-lo em uma gaiola no porão com um cobertor, mas ele simplesmente latia a noite toda.

Então, tentamos colocá-lo em uma gaiola ao nosso lado, mas ele continuava latindo a noite toda", explicou Frank.

Finalmente, eles encontraram uma solução para acalmar o cachorro durante a noite.

"Eu fico com ele à noite até que ele adormeça", disse Frank.

Durante o jantar, Hero recebe meio comprimido de melatonina para ajudar a induzir o sono.

Quando é hora de dormir, Frank compartilha o colchão com Hero e permanece ao seu lado o tempo todo.

Ele enfatiza:

"Não posso sair de seu lado, porque se ele acordar e não me encontrar, começa a latir novamente e fica assustado".

Frank continua: "Coloco-o para dormir primeiro, geralmente em uma cama para cachorro no sofá, onde ele se sente confortável.

Em seguida, espero até que ele esteja profundamente dormindo antes de ir para a cama. Minha esposa dorme lá em cima com os outros cachorros."

Frank compartilhou imagens tocantes de Hero rosnando para o nada, em uma noite. Essa cena revela a dura realidade da condição de Hero para muitos tutores.

Ele reconhece que a situação atual é "muito triste", especialmente quando Hero olha para eles com um "olhar vago e rosna".

No entanto, Frank e sua esposa veem isso como uma oportunidade de mostrar às pessoas que um cachorro com demência pode encontrar felicidade.

"As pessoas frequentemente sugerem que deveríamos sacrificá-lo e acreditam que ele tem uma vida ruim, mas não é o caso. Ele é feliz na maior parte do tempo", afirma Frank.

Durante o dia, Hero desfruta de uma boa qualidade de vida.

"Estamos começando a nos acostumar com seus hábitos de sono por enquanto. É difícil, mas vale a pena", acrescenta Frank.

Hero também se beneficia de suplementos de melatonina no jantar, se alimenta bem, faz passeios ocasionais e continua fisicamente saudável.

"Atualmente, estamos fornecendo a ele uma dieta especial e medicamentos veterinários", menciona Frank.

Apesar dos desafios, Frank enfatiza que tudo vale a pena.

"É um trabalho árduo, mas nós o amamos muito, e ele é adorável durante o dia. Nós o amamos e continuaremos amando até o momento em que tivermos que deixá-lo partir, o que será muito difícil", concluiu emocionado.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Redatora.