Cão de serviço é encontrado após 2 meses desaparecido em montanha; veterinário explica estado de sua patinha

Por
em Cães

Nova é uma Boiadeiro de Berna de 14 meses que ajudava sua tutora, Robynne Simons-Sealy, como cão de serviço.

Desde os 20 anos, Robynne convive com uma doença extremamente rara e, por isso, precisa da assistência de Nova.

Por mais que Nova ainda estivesse em treinamento, ela rapidamente aprendeu a ajudar a tutora durante as crises de convulsão.

Mas, infelizmente, em outubro deste ano elas foram separadas por um incidente.

Enquanto a dupla estava no supermercado, algo assustou a cadela, que imediatamente saiu desgovernada pelo estacionamento.

Nova só parou porque acabou se enroscando na roda de um caminhão estacionado.

"Três homens grandes correram rapidamente para libertar a coleira dela da roda, mas, como ela já estava assustada, eles a assustaram ainda mais”, disse Robynne ao Newsweek.

Imediatamente, a cadela fugiu.

Robynne conta que ficou desesperada. Durante os primeiros dias, ela passava o tempo todo em busca da cadela.

O estresse foi tanto que ela precisou ir ao hospital.

Foram quase dois meses de busca, mas Robynne nunca perdeu as esperanças.

Com a ajuda de voluntários, eles espalharam mais de 80 cartazes em toda a cidade do Condado de Jefferson, em Colorado, nos Estados Unidos.

A região montanhosa apresentava um risco para Nova, pois, além das baixas temperaturas, no local vagavam ursos, leões da montanha e outros animais selvagens.

“Eu chorava toda vez que nevava”, disse Robynne ao Daily Camera.

“Ela sobreviveu a duas tempestades de neve e a um clima abaixo de zero”.

Até que, no dia 19 de novembro, Robynne recebeu uma ligação da equipe de controle animal do Condado de Jefferson.

"Uma mulher na linha disse que os montanhistas encontraram meu cão. Foi me dito que Nova foi encontrada com dor e em estado de trauma. Ela foi encontrada debaixo de uma árvore, logo abaixo de uma montanha de rochas, sob um penhasco", disse ela ao Newsweek.

De acordo com uma publicação no Facebook do gabinete do xerife, quando o grupo de trilheiros avistou a cadela e percebeu que ela estava sozinha, eles tentaram fazer amizade com ela.

Porém, Nova reagiu de forma hostil e mordeu um dos trilheiros, pois estava ferida e muito assustada.

Imediatamente a dupla foi em busca de ajuda. Enquanto uma pessoa ficou esperando ao lado de Nova, o homem que tinha levado a mordida foi até os guardas florestais.

A oficial de controle de animais, Kylie Rupe, os guardas e o grupo de trilheiros, caminharam por 5 km para resgatar Nova.

A cadela estava abaixo do peso e com uma pata quebrada, por isso, Kylie pensou que oferecer comida seria uma boa forma de ganhar a confiança de Nova.

“Quando chegamos lá, eu trouxe guloseimas e comida comigo, sabendo que ela provavelmente estaria muito motivada pela comida naquele momento”, disse Kylie. “Eu usava a comida para fazer amizade e ela era muito amigável, mas nervosa.”

O grupo conseguiu colocar Nova em uma lona e levá-la até o início da trilha, onde a tutora estava aguardando ansiosamente.

A cadela, abatida e desconfiada, imediatamente se transformou em um cão alegre.

“Foi tão lindo e comovente e o som mais maravilhoso dela percebendo: 'Estou segura, estou bem.'”, disse Robynne ao Daily Camera.

Estado da patinha

Nova foi encaminhada a uma clínica veterinária de emergência. No raio-X, foi constatado que sua pata estava quebrada em vários lugares e que ela precisaria amputar rapidamente.

Entretanto, outro médico veterinário entrou em contato com Robynne e disse estar disposto a recuperar a pata dela.

Nova deverá passar por uma cirurgia em breve e levará algum tempo até que se recupere.

A jornada de recuperação de Nova ainda é longa e, talvez, ela não possa mais ser um cão de serviço.

Apesar disso, Robynne está extremamente emocionada e não sabe nem como expressar o quanto ela é grata pelas pessoas que ajudaram.

Redatora.