Mulher sente algo pousar em sua cabeça e faz descoberta impressionante

Por
em Mundo Animal

Uma mulher australiana teve uma surpresa inesperada quando uma aranha laranja e brilhante caiu em sua cabeça enquanto ela cuidava de suas abelhas.

Wendy Gardiner, que mora em Queensland, ficou impressionada com o aracnídeo incomum, que tinha um desenho de coroa em suas costas.

Gardiner, que é originária da Inglaterra, comparou a aranha a um pastel da Cornualha, um alimento típico britânico.

Ela tirou algumas fotos e as compartilhou em um grupo do Facebook, onde descobriu que se tratava de uma aranha-joia de quatro espinhos (Gastercantha quadrispinosa), uma espécie rara que só existe em Queensland e na Nova Guiné.

A aranha-joia de quatro espinhos é uma das muitas variedades de aranhas-joia, que se caracterizam por terem cores vivas e espinhos proeminentes.

Essas aranhas são inofensivas para os humanos e tecem teias circulares entre as plantas. Elas usam suas cores e espinhos para se defenderem de predadores e atrair parceiros.

Gardiner observou a aranha por um tempo, enquanto ela tecia uma nova teia em seu vaso de planta.

Ela disse ao The Dodo que nunca tinha visto nada parecido antes, apesar de ser uma observadora de aranhas há muitos anos. Ela ficou encantada com a beleza e a singularidade do animal.

“Parecia um doce preparado para o rei! Espero ver mais”, finalizou.

No dia seguinte, a aranha havia desaparecido, mas Gardiner continua atenta a qualquer sinal de seu retorno.

Ela espera ver mais aranhas-joia em seu quintal, onde ela mantém uma colmeia nativa de abelhas sem ferrão.

A aranha-joia de quatro espinhos é uma aranha muito diferente das aranhas peludas, que pertencem a vários grupos de aranhas com pelos no corpo e nas pernas.

Algumas das principais diferenças são:

  • A aranha-joia de quatro espinhos tem um corpo laranja e brilhante, com um desenho de coroa nas costas, enquanto as aranhas peludas têm cores mais discretas, como marrom, preto ou cinza.
  • A aranha-joia de quatro espinhos tem quatro espinhos proeminentes nas laterais do abdômen, que servem para se defender e atrair parceiros, enquanto as aranhas peludas não têm espinhos, mas podem ter cerdas ou espinhos nas pernas ou no cefalotórax.
  • A aranha-joia de quatro espinhos é uma aranha inofensiva para os humanos, que se alimenta de insetos pequenos, enquanto algumas aranhas peludas podem ser venenosas ou causar reações alérgicas, como a aranha-marrom, a armadeira ou a tarântula.
  • A aranha-joia de quatro espinhos é uma aranha rara, que só existe em Queensland, na Austrália, e na Nova Guiné, na Oceania, enquanto as aranhas peludas são mais comuns e podem ser encontradas em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

O biólogo Vanderlei Lopes do canal "A vida como um biólogo" alerta que, em caso de acidentes com qualquer espécie, o recomendado é procurar o hospital mais próximo o mais rápido possível. Isso porque até mesmo aquelas com toxinas mais fracas podem desencadear reações alérgicas.

Eu particularmente não conhecia essa espécie e você?

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.