Gato hipoalergênico: 5 raças de gatos para quem tem alergia

Por
em Gatos

A alergia ao pelo de gato é uma condição comum que afeta um número significativo de pessoas em todo o mundo.

Em consequência disso, muitos amantes de animais optam por não ter um felino de estimação, pois aqueles que possuem a alergia podem encontrar-se confrontados com sintomas desconfortáveis quando expostos aos pelos ou à saliva dos gatos.

Essa reação alérgica é desencadeada pelo sistema imunológico, que percebe erroneamente os alérgenos presentes no pelo do gato como uma ameaça ao organismo, desencadeando uma resposta inflamatória.

Mas por que essa reação alérgica acontece em algumas pessoas?

De acordo com site Minuto Saudável, a principal, apontada como mais alérgica, é a substância Fel d 1, proteína que compõe a saliva do animal.

No entanto, para que a alergia se manifeste, não é necessário que o felino lamba ou entre em contato direto com a pessoa.

Os gatos costumam realizar o conhecido “banho de gato”, em que os bichinhos se lambem para fazer a limpeza do corpo.

O grande problema é que, ao fazer isso, as proteínas liberadas pela saliva passam para o pelo do animal e, posteriormente, desprendem-se da pelagem e se propagam no ambiente.

Quais gatos são hipoalergênicos?

Isso significa que podem não provocar alergias. Quem traz esse conhecimento é o site Purina.

O portal separou 5 raças para disseminar essa informação importante e facilitar a vida de humanos que sonham em ter um gatinho, mesmo com alergias.

1.Bengal:

De acordo com o Purina, esses gatos produzem menos proteína Fel d 1 do que muitas outras raças e perdem menos pêlos, e os proprietários com alergias relatam que os Bengals raramente os desencadeiam.

Além disso, esses felinos são conhecidos por gostarem de água, desta forma, é mais fácil 'limpá-los' dessa substância que provoca a alergia.

2.Cornish rex e devon rex:

As raças de gatos Cornish Rex e Devon Rex são duas das variedades mais conhecidas por suas pelagens encaracoladas e personalidades distintas.

O Cornish Rex tem uma pelagem curta e encaracolada, originou-se na Cornualha, Inglaterra, na década de 1950. São afetuosos e enérgicos.

O Devon Rex tem uma pelagem macia e encaracolada, originou-se na Inglaterra, na década de 1960. São inteligentes e sociáveis.

Ambas as raças são consideradas hipoalergênicas devido à sua pelagem única e são ideais para pessoas alérgicas ao pelo de gato.

Com sua personalidade cativante e aparência única, os gatos Cornish Rex e Devon Rex são uma adição encantadora a qualquer lar.

3. Azul russo:

O gato azul russo é conhecido por sua pelagem curta, densa e de cor azul prateada. Originário da Rússia, é uma raça antiga e distinta. São gatos tranquilos, afetuosos e inteligentes, que se ligam fortemente aos seus donos.

O gato azul russo é considerado hipoalergênico devido à sua produção reduzida de uma proteína alergênica. Essa raça tende a desencadear menos reações alérgicas em algumas pessoas sensíveis ao pelo de gato.

4.Siberiano:

Outra raça originária da Rússia, conhecida por sua pelagem densa e longa, que os protege do frio extremo. São gatos de tamanho médio a grande, com corpos fortes e musculosos.

Apesar de sua pelagem exuberante, muitas pessoas relatam que o Siberiano é uma raça hipoalergênica, pois produz menos proteína Fel d 1, que é responsável por desencadear alergias em humanos, em comparação com outras raças de gatos.

No entanto, a reação alérgica pode variar de pessoa para pessoa, e algumas pessoas ainda podem ser sensíveis aos Siberianos.

5.Sphynx:

É fácil perceber por que são considerados hipoalergênicos. A raça é conhecida por ‘não possuir pelos’.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que os gatos da raça Sphynx são completamente sem pelos, mas na verdade eles têm pelos macios em certas áreas, como nas orelhas.

No entanto, são considerados hipoalergênicos porque sua pelagem é mínima, o que reduz a presença de proteínas alergênicas que podem causar reações em pessoas sensíveis ao pelo de gato.

Conhece alguém que ama gatinhos mas tem alergia? Então compartilha essa notícia, desta forma é possível ter um pet sem preocupações.

Assista também:

Reportagem explica como os gatos vão dominar o mundo | Jornalzinho Amo Meu Pet

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.