Cachorro pega caneta de tutora e desenha autorretrato surpreendente

Por
em Cães

Um adorável filhote de sete meses e, nas horas vagas, um artista de muito talento. Esse é o Erik, um cão que vive no Reino Unido com a sua tutora, Flora Neilson.

Quem o vê dormindo, como um anjinho de quatro patas, não imagina o quão energético – e arteiro – ele pode ser. Com um comportamento típico de filhote bagunceiro somado ao seu tamanho avantajado, Erik arruma algumas encrencas com a sua dona.

“Acho que talvez ele tenha sido criado com um macaco”, disse Flora ao The Dodo. “Ele parece estar farejando continuamente, procurando qualquer coisa que possa colocar na boca, assim como uma criança faria. Eu tenho que vigiá-lo como um falcão.”

Mas não são apenas rastros de destruição que o cão sabe deixar. Ele sabe explorar o seu lado artístico também. E muito bem, diga-se de passagem.

Outro dia, aproveitando um momento de distração da sua tutora, Erik escolheu um novo ‘brinquedo’ para roer: uma caneta permanente. Contente com o seu achado, o cão foi brincar no sofá.

Não podemos nunca subestimar um cão e a sua inteligência, então para a surpresa de zero pessoas, Erik conseguiu tirar a tampa da caneta e fazer uma arte. Literalmente.

O que Flora, e ninguém, esperava, era que Erik teria feito um autorretrato surpreendentemente bem-feito no sofá. Dá para acreditar?

Inicialmente, tudo o que a tutora percebeu foi a bagunça feita pelo filhote, que logo o repreendeu. Mas depois de um tempo, Flora percebeu o que Erik havia feito e o quanto isso era especial.

“Só percebi seu autorretrato acidental algumas horas depois. Eu não estava brava”, disse Flora.

Afinal, era apenas Erik sendo Erik.

Surpresa com o talento involuntário (ou não) do cão, Flora não pareceu estar incomodada ou brava com o retrato e disse que não tinha pressa em lavar a capa de sofá.

No fundo, talvez ela até queira que aquele autorretrato tão especial permaneça estampado para sempre. Apesar dos pequenos incidentes causados por Erik, essa é a melhor parte de ter um cão em casa. E ela sabe disso.

“Se eu ficasse brava com o cachorro por fazer coisas que ele não deveria, ficaria brava o dia todo”, completou Flora.

Animais artistas

Erik não é o único animal artista que conhecemos. Além dele, o chimpanzé chamado Congo, nascido em 1954 em um zoológico de Londres, também foi considerado um grande artista.

Na época, o chimpanzé chamou a atenção do zoólogo e artista britânico Desmond Morris, que deu ao chimpanzé um lápis e um cartão — e ficou maravilhado quando ele começou a desenhar, de acordo com a BBC.

Ao longo de sua vida, Congo criou mais de 400 obras, algumas com lápis e outras com tinta. Se suas pinturas ou pincéis fossem retirados, ele reclamava em voz alta até que fossem devolvidos a ele.

Com o passar dos anos, suas linhas rabiscadas e manchas de tinta evoluíram para composições mais cuidadosamente consideradas. Em 2005, três pinturas de Congo foram vendidas em um leilão por 14.400 libras (cerca de R$ 92 mil).

Veja também este vídeo:

Pets da geração Z: Cachorros e gatos que não valorizam a vida boa que tem - Jornalzinho Amo Meu Pet