Mulher recebe 'abraço' de um polvo selvagem amigável - e vídeo viraliza

Por
em Mundo Animal

Já imaginou estar sentado em uma rocha, com os pés no mar, quando de repente se vê abraçado por um polvo? Seria assustador, não é?

Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu com a cinegrafista amadora da vida selvagem, Catherine.

Sentada em uma rocha com os pés na água, admirando a beleza do Ogden Point, nos arredores de Victoria, Colúmbia Britânica, Canadá, Catherine foi surpreendida por um polvo gigante do Pacífico.

O animal se aproximou de seus pés e então começou a envolvê-los com seus tentáculos.

O polvo, conhecido por ter oito tentáculos, cada um com ventosas, que são usados para se locomover, manipular objetos e capturar presas, dessa vez estava usando-os para abraçar sua amiga humana.

Catherine contou no vídeo que compartilhou em seu perfil do Instagram no dia 12 de abril que essa amizade começou há cerca de seis meses, quando o polvo a cercou enquanto ela estava em pé em uma pequena rocha instável.

Tempos depois, enquanto ela filmava lesmas do mar, ele a atacou, envolvendo seus tentáculos em volta de sua perna de forma muito agressiva.

Agora, "ele apenas se aproxima suavemente para um abraço ou tapinha na cabeça", disse ela. "É muito fofo, sinto que nos tornamos amigos".

A cinegrafista teve, até agora, 10 encontros com seu amigo polvo. Estou pasma com essa amizade inusitada!

Curiosidades sobre o polvo

Os polvos sempre foram objeto de fascínio devido à sua aparência única e comportamentos surpreendentes. Confira abaixo algumas curiosidades sobre essas criaturas marinhas, compiladas pelo National Geographic:

  • Visão de alta resolução: Os polvos possuem olhos semelhantes a câmeras, assim como os humanos, com o polvo de duas manchas ostentando "ocelos" azuis iridescentes para afastar predadores.
  • Táticas de braço forte: Os braços flexíveis e fortes dos polvos não só os ajudam a se locomover e nadar, mas também a manipular objetos e capturar presas, inspirando engenheiros na construção de braços robóticos.
  • Camuflagem rápida: Com a capacidade de mudar instantaneamente a cor, o padrão e a textura da pele, os polvos podem se camuflar rapidamente para se misturar ao ambiente e evitar predadores.
  • Grande quantidade de descendentes: As fêmeas de polvo normalmente produzem até 300 ovos e cuidam deles por cerca de um mês antes de morrerem, enquanto os polvos vivem, em média, um ano.
  • Escondendo-se em plena vista: Os filhotes de polvo podem se esconder rapidamente em pequenas tocas nas águas costeiras.
  • Detectando o jantar: Os polvos usam receptores químicos e táteis em suas ventosas para localizar e capturar presas, mesmo sem as verem diretamente.
  • Superinteligente: Com centenas de milhões de neurônios, os polvos exibem comportamentos complexos, como resolver quebra-cabeças, escapar de labirintos e até mesmo sonhar, desafiando os cientistas a entender sua notável inteligência.

Viralizou!

A interação nada comum de Catherine com o polvo atraiu os olhares dos internautas. A publicação acumulou mais de 26 milhões de visualizações e milhares de comentários.

"Estou morrendo de amores pela amizade do polvo com o humano", comentou uma internauta.
"É uma loucura que vocês dois estejam desenvolvendo algum tipo de relacionamento!", declarou outra.

Confira:

Veja como foi o último encontro da dupla, em que ela chegou a acariciar o animal.

Você teria essa coragem?

Siga Catherine no Instagram clicando aqui.

Veja também este vídeo:

Desmascaramos os cachorros da raça shih-tzu - Ninguém te contou isso

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube