Mulher olha pela janela de casa e avista animal raro em seu quintal

Por
em Mundo Animal

Há dois anos, Amanda Refalo, que vive em Connecticut, nos Estados Unidos, instalou em seu quintal um alimentador de pássaros.

A intenção do acessório era distrair seus gatinhos, mas acabou se tornando uma atração também para Amanda, que passou a apreciar a visita frequente de diversas espécies de aves.

Entre as aves que avista pela janela de sua casa estão pica-paus, pássaros-gatos, pombas-de-luto, cardeais (machos e fêmeas), gaios-azuis, tentilhões e, ocasionalmente, um vibrante tentilhão amarelo.

Há poucos dias, no entanto, uma ave rara fez uma aparição surpreendente no alimentador, chamando a atenção de Amanda e tornando o momento ainda mais especial.

O pássaro? Um pica-pau-pequeno-de-bico-branco leucístico.

A aparição

Enquanto estava ocupada com seus afazeres, Amanda olhou pela janela e avistou uma ave diferente de todas as que já tinha visto antes.

O animal era completamente branco, inclusive o bico, como se tivesse mergulhado em um pote de farinha.

A beleza singular da ave levou Amanda a fotografá-la, e após três dias consecutivos de visitas ao seu quintal, ela resolveu postar as imagens em seu perfil do Facebook.

Isso porque, após buscas sem respostas no Google, ela queria encontrar alguém que pudesse identificar a ave misteriosa, e encontrou ajuda nas redes sociais.

Os internautas ficaram encantados e perplexos com o pássaro que visitava o quintal de Amanda, pois ele é realmente raro.

“Na verdade, ela parecia totalmente casual", disse Amanda ao The Dodo. "Ela não tinha medo de carros que passavam. [Ela estava] se revezando no alimentador e voando para o poste telefônico de madeira, voltando quando estava livre."

De acordo com Milan Bull, diretor sênior de ciência e conservação da The Connecticut Audubon Society, a ave era um pica-pau-pequeno-de-bico-branco leucístico.

Animais leucísticos

Animais leucísticos possuem uma mutação genética que causa perda parcial ou total de pigmentação em sua pele, pelos ou penas, resultando em coloração branca ou desbotada.

Ao contrário do albinismo, o leucismo não afeta a coloração dos olhos e pode ocorrer de forma localizada ou em todo o corpo.

“Leucismo é uma mutação genética rara que faz com que parte ou todas as penas do pássaro não tenham pigmento normal”, explicou Milan ao The Dodo. “Pássaros leucísticos variam de branco puro a desbotados e manchados, podendo ter apenas algumas penas brancas ou parecer ligeiramente foscos.”

A coloração não interfere na saúde da ave, mas pode torná-la uma presa fácil para predadores e dificultar sua busca por um parceiro.

“Estima-se que cerca de um em cada 30.000 pássaros apresente tendências leucísticas, então são bem raros”, disse Milan. “Se você tem um pássaro leucístico por perto, você tem sorte.”

Amanda se sentiu honrada com a aparição da ave!

“Achei muito legal ver isso e não percebi o quão raro era”, disse Amanda.

Confira:

E você? Já teve a presença de algum animalzinho diferente em seu quintal? Deixe nos comentários.

Veja também este vídeo:

Esse rapaz é apaixonado por gatos e ficou conhecido como 'a louca dos gatos'

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube