Conheça Chico, o cachorrinho que se colocou sozinho para ser adotado e ganhou animação contando sua história

Por
em Cães

Há alguns anos, um cachorrinho de rua chamado Chico tomou uma decisão corajosa: ele "se colocou para adoção". Sua história inspiradora foi transformada em uma animação pela artista Brenda Macedo.

A história do Chico

A ONG Abrace uma Causa Animal, de Fortaleza, no Ceará, trabalha incansavelmente para transformar a vida dos animais de rua, resgatando, reabilitando e encontrando lares temporários ou definitivos para eles.

Entre as ações da organização, estão as feirinhas e eventos de adoção. E foi em um desses eventos que a equipe conheceu o Chico.

A feirinha havia sido realizada no estacionamento de um shopping. Ao final do dia, todos estavam felizes com o resultado: todos os cães haviam encontrado um lar.

Uma das voluntárias foi ao banheiro e, quando voltou, percebeu que um pequeno cachorro a seguia.

"Quando cheguei ao local que tinha sido o evento, esse cachorrinho deitou dentro do cercado vazio onde os filhotinhos tinham sido adotados", relatou em um áudio que inspirou a animação.

A cena era de partir o coração. Chico estava visivelmente abatido, coberto de óleo e com ferimentos pelo corpo. Seus olhos transmitiam tristeza e cansaço.

Diante daquela situação, os voluntários não pensaram duas vezes e resgataram o cãozinho. Ele foi levado a uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

O diagnóstico revelou que Chico estava com doença do carrapato, além de estar desnutrido e desidratado.

Após tratamento, alimentação adequada e castração, ele foi encaminhado a um lar temporário da ONG.

Até hoje, Chico ainda espera por uma família definitiva. Apesar das dificuldades, ele continua um cachorro alegre e carinhoso.

A artista Brenda Macedo transformou o relato da ONG em uma animação que viralizou nas redes sociais. Veja:

O vídeo gerou bastante repercussão, e algumas pessoas demonstraram interesse em adotá-lo. No entanto, até o momento, nenhuma adoção foi concretizada.

A ONG reforça o pedido por um lar para Chico:

"Chico continua disponível para adoção. Quem sabe ele não é o amigo que você estava esperando?".

Você pode seguir a ONG no Instagram para saber mais (@ong.abrace).

Outro pet que se colocou para adoção

Em novembro de 2023, outro pet chamou atenção por “se colocar para adoção” em um abrigo do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Bud, um gatinho idoso de 14 anos, estava cansado de esperar por um lar. Então ele desenvolveu uma estratégia para chamar a atenção dos visitantes do abrigo.

O gato começou a deitar em um cesto marcado como "grátis", onde o abrigo disponibilizava roupas e outros itens para doação.

Era como se ele dissesse: "Ei, eu também sou gratuito e estou pronto para ser levado para casa."

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.