Trabalhador encontra animal fofo e em extinção dentro de barril de óleo — logo ele corre ajudar
Por Ana Carolina Câmara em Notícias
Era para ser apenas mais um dia comum na rotina de um trabalhador australiano, até que um acontecimento inusitado transformou completamente sua jornada — e resultou no resgate de uma vida.
Enquanto realizava suas tarefas em uma fábrica de queijos, ele abriu um barril de óleo e, para sua surpresa, encontrou uma criaturinha felpuda no fundo.

Tomado pelo susto, fechou o barril imediatamente, mas a curiosidade falou mais alto: ao abrir a tampa novamente, percebeu que se tratava de um animalzinho em apuros, precisando de ajuda.
O resgate
Os funcionários da fábrica acionaram rapidamente o Serviço de Resgate da Vida Selvagem de Bonorong, que, por sua vez, mobilizou a WIRES — a maior organização de resgate de fauna da Austrália.
Ned, motorista da Equipe de Resposta a Emergências, foi escalado para a missão e partiu imediatamente em direção ao local para prestar socorro ao pequeno animal.
Ao chegar ao local, Ned rapidamente identificou a criaturinha: tratava-se de um quoll-oriental, um marsupial malhado de médio porte, nativo da Austrália e considerado uma espécie vulnerável e em extinção.
O animalzinho foi levado para o Santuário de Vida Selvagem de Bonorong, onde os especialistas acreditam que ele tenha acabado dentro do barril ao seguir o irresistível aroma de alho.
Nomeado Scroll, o pequeno acabou dando um grande susto em seus socorristas, que temeram por sua sobrevivência.
A inalação do óleo provocou uma pneumonia aspirativa, dificultando sua respiração e colocando sua vida em risco.
"Foi uma situação delicada por um tempo", disse a gerente de cuidados primários do Santuário de Vida Selvagem de Bonorong, Emily Garvey, ao The Dodo.
Determinada a não perder aquela vidinha, a equipe se empenhou ao máximo, dedicando todos os recursos e cuidados necessários para salvá-lo.
Após seis semanas de cuidados intensivos, Scroll finalmente se recuperou, surpreendendo a todos com sua força e resiliência.
Recomeço
Scroll já estava forte o suficiente para retornar ao seu habitat natural, por isso os socorristas o reintroduziram à natureza, bem perto da fábrica de queijos onde foi encontrado.

'Ficamos sempre muito felizes em ver qualquer um dos nossos pacientes retornando à natureza após a reabilitação', disse Emily. 'Mas ficamos ainda mais felizes quando se trata de animais que estiveram sob nossos cuidados por tanto tempo.'
Por sorte, esse pequenino teve um final feliz!
E você, já conhecia o quoll-oriental? O que achou dessa história de superação e cuidado com a vida selvagem?
Curiosidades sobre o quoll-oriental
Segundo o WWF (World Wide Fund for Nature), o quoll-oriental é um marsupial carnívoro, noturno e solitário, do tamanho de um pequeno gato doméstico, nativo da Austrália.
Tem pelagem malhada e duas variantes de cor: fulvo e escura.
Embora antes amplamente distribuído, foi extinto na Austrália continental há cerca de 50 anos, sobrevivendo atualmente principalmente na Tasmânia.

Recentemente, filhotes nasceram na Austrália continental pela primeira vez em meio século, como parte de um programa de reintrodução no Parque Nacional Booderee, liderado por organizações como o WWF-Austrália e a Rewilding Australia.
O projeto visa restaurar populações viáveis do quoll oriental, importante predador que ajuda a controlar pragas como ratos e coelhos.
As principais ameaças incluem predadores introduzidos, como gatos e raposas, além de atropelamentos e doenças.
A conservação dessa espécie é crucial para manter o equilíbrio ecológico e preservar a biodiversidade australiana.
Veja também:
Cachorro vive 2 anos preso em gaiola até que casal cruza seu caminho e mostra o que é ser livre
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube