Equipe entra em apartamento e encontra mais de 80 cachorros vivendo em situação crítica

Por
em Cães

No dia 26 de junho, um caso chocou os moradores da cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Mais de 80 cães foram resgatados pelo abrigo Animal Care Centers of NYC de um apartamento no Brooklyn, onde viviam em condições insalubres e de extrema negligência.

Agora esses lindinhos estão recebendo os cuidados que sempre mereceram e, em breve, estarão prontos para encontrar lares cheios de amor e carinho.

O resgate

Na manhã de quinta-feira, 26 de junho, por volta das 6h43, a Polícia de Nova York atendeu a uma ocorrência no bairro de Mill Basin, no Brooklyn, após receber um chamado sobre uma pessoa que não respondia a estímulos.

Ao chegarem ao local, os oficiais encontraram uma mulher de 73 anos inconsciente, além de mais de 80 cães vivendo em condições extremamente precárias dentro do apartamento.

Veja:

A Unidade de Serviços de Emergência da Polícia de Nova York, junto com a ASPCA e o Animal Care Centers, uniu forças para resgatar as dezenas de cães.

A maioria dos cães foi resgatada com os pelos completamente embaraçados, muitos em estado de doença, e uma cadela estava dando à luz no exato momento em que a equipe chegou.

"Todos viviam em condições de sujeira inimagináveis", desabafou o abrigo em um post no Facebook.

A organização reconheceu que o público reagiu com incredulidade e até raiva diante do caso, considerando difícil compreender como alguém poderia viver daquela forma ou deixar animais em tamanha situação de abandono.

No entanto, destacou que a raiva, por si só, não resolveria o problema, apenas a ação concreta poderia realmente ajudar os cães resgatados.

"Vamos garantir que o próximo capítulo deles seja de amor, conforto e dignidade", declarou.

Em entrevista à WABC, alguns vizinhos relataram que, durante anos, chamavam o local de “casa dos horrores” e se sentiam impotentes diante da situação.

"No começo, pensei que a casa estivesse abandonada, porque está em péssimo estado", contou Susan Scognamiglio. "Mas aí começamos a ouvir os cachorros latindo."
"Tentamos chamar a polícia. Tentamos mesmo", acrescentou o vizinho Adam Greenberg, demonstrando a frustração diante da falta de respostas.

Em relação à tutora dos cães, a causa da morte será determinada pelo Instituto Médico Legal, de acordo com a Polícia de Nova York.

Até a manhã de sexta-feira, 27, nenhuma prisão havia sido realizada, e o caso ainda seguia em investigação.

Recomeço

Com a repercussão da situação, uma rede de apoio se formou!

Abrigos parceiros, organizações de resgate, lares temporários, transportadores, profissionais de tosa e doadores se uniram em um esforço coletivo para ajudar esses cães.

Um dos abrigos envolvidos no resgate, o HVARS, destacou que esse caso é um triste lembrete de que o acúmulo de animais é um transtorno mental sério.

Muitas vezes, quem acumula acredita estar ajudando, mas sem recursos e cuidados, o amor se transforma em negligência e os animais acabam sofrendo.

Por isso, é fundamental ter consciência sobre a responsabilidade de cuidar de um animal e estar atento a sinais de negligência ou acúmulo.

Quando a comunidade se mobiliza, vidas podem ser salvas!

Que esses cãezinhos encontrem, a partir de agora, apenas amor e cuidado que sempre mereceram.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.