Cachorro bulldog francês vê veterinária na sua casa e não consegue disfarçar 'desconforto'

Por
em Humor

Cães realmente não esquecem. E um vídeo publicado no TikTok no dia 29 de junho é a prova disso.

Nele, um bulldog francês protagoniza uma cena hilária ao reconhecer a veterinária que costuma atendê-lo, mas dessa vez, fora do consultório e dentro da sua própria casa.

O animal ficou visivelmente incomodado com a visita da profissional, que é amiga da tutora Fernanda Liporaci. Desde a publicação, o conteúdo já ultrapassou 7 milhões de visualizações, 1,6 milhão de curtidas e gerou mais de 5 mil comentários.

Enquanto Fernanda e seus amigos se divertiam jogando baralho, o cão permanecia no colo dela, paralisado e encarando fixamente a visitante.

Mesmo sem latir, sua expressão desconfiada deixou claro que ele lembrava exatamente quem ela era e, provavelmente, do que ela já tinha feito com ele.

“Acho que ele não esqueceu das agulhadas”, escreveu Fernanda na legenda do vídeo, brincando com a reação do pet.

Nos comentários do vídeo internautas se divertiram com o comportamento do bulldog.

Frases como “Ele desejando as piores coisas do mundo para ela”, “ele tá igual o Babu olhando pro Daniel no BBB” e “audácia de vir na minha casa!” fizeram a publicação ganhar ainda mais engajamento.

Cães são capazes de reconhecer rostos humanos, diz estudo

Embora a reação do cão pareça exagerada e engraçada, a ciência explica. Um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, comprovou que os cães conseguem distinguir rostos familiares de desconhecidos.

No experimento, imagens de humanos e de outros cães foram mostradas aos pets, e os pesquisadores monitoraram o movimento dos olhos dos animais.

Eles fixaram o olhar por mais tempo nos rostos que reconheciam, especialmente na área dos olhos, é o que explica o blog Qualittas.

Essa habilidade mostra que, além da memória afetiva, os cães têm percepção visual refinada e são perfeitamente capazes de identificar alguém com quem já tiveram uma experiência anterior, como a veterinária do vídeo.

Assista abaixo:

Memória emocional: cachorros não esquecem quem marcou suas vidas

De acordo com o Cuidador de Cachorro os cães possuem dois principais tipos de memória: associativa e de longo prazo. A memória associativa permite que eles criem conexões entre pessoas, lugares e sensações.

Já a memória de longo prazo garante que reconheçam seus tutores, locais visitados e até eventos específicos, mesmo após anos.

Especialistas também apontam que os cães podem desenvolver uma memória emocional, lembrando de situações que causaram medo, dor ou alegria.

Por isso, visitas ao veterinário, mesmo esporádicas, ficam registradas no cérebro do pet, o que explica o desconforto demonstrado pelo bulldog francês ao reencontrar sua médica fora do consultório.

Mais do que viral, um sinal da inteligência e sensibilidade canina

O vídeo de Fernanda Liporazzi ultrapassa o entretenimento. Ele revela a capacidade cognitiva dos cães, que reconhecem rostos, memórias e emoções com uma sensibilidade surpreendente.

Os pets realmente se lembram de quem já esteve com eles, para o bem... ou para as temidas vacinas.

Beatriz é jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Escrita Criativa e Editoração pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Apaixonada por narrativas envolventes e pelo universo pet, ela também possui certificação em Storytelling para Marketing Digital pela Santander Open Academy, o que complementa sua habilidade de transformar histórias reais em conteúdos informativos e inspiradores. Dedica-se à produção de reportagens que valorizam a convivência ética e afetiva entre humanos e animais de estimação, promovendo empatia, informação de qualidade e o respeito aos animais.