Menina resolve adotar gato laranja simpático encontrado em praça - até que mãe vê frase em sua coleira
Por Larissa Soares em Gatos
Há alguns dias, o passeio de uma mãe e uma filha terminou com muitas risadas por conta de um gatinho sociável.
As duas estavam em uma praça local, quando um gato laranja muito simpático se aproximou da menina.
A menina, encantada, fez o que qualquer criança diante de um gato fofo faria e pediu para levá-lo para casa.
Mas as duas tiveram uma surpresa ao conferir a coleira do animal.
“Verificamos a coleira e encontramos esta preciosidade”, escreveu a mãe no Reddit, em uma publicação que já soma mais de 66 mil curtidas.
Presa à gola do gato, uma pequena etiqueta exibia a frase:
“Sou legal, gosto do parque. Por favor, não me roubem.”
A mensagem divertida arrancou risadas não só da família, mas de milhares de internautas.
“Acho que a mesma situação se repete várias vezes ao dia”, brincou a mãe na legenda do post.
Além da frase de alerta, o gato também carregava um AirTag preso à coleira, o que deixou ainda mais claro que aquele peludo carismático já tinha casa, rotina… e fãs por todo o bairro.
Muitas histórias
Nos comentários, o post abriu espaço para outras histórias parecidas.
“Um dia, um gato entrou na minha garagem. Dei carne e água, e ele voltou dias depois com uma coleira dizendo: ‘A menos que eu esteja em perigo, me deixe em paz’. Nunca mais ganhou peru. Ficou furioso”, contou um internauta.
Outro compartilhou sua estratégia para evitar que o gato “mudasse de casa”:
“Coloquei o telefone de um lado da coleira e, no outro, escrevi ‘dieta especial – por favor, sem comida’. Funcionou por 15 anos.”
E como a internet tem o poder de transformar qualquer assunto em um debate sério, muitos internautas começaram a falar sobre os perigos de deixar os gatos terem acesso à rua.
Por que gatos devem ficar em casa?
Atualmente, veterinários e ONGs defendem que os gatinhos não devem ter acesso à rua. E motivos não faltam.
Gosto de pensar que deixar um gato sair é como deixar uma criança pequena perambular sozinha pelo bairro. Na maioria dos lugares é perigoso – e não só por conta do “velho do saco”.
De acordo com o PetMD, a expectativa de vida média de um gato que vive exclusivamente dentro de casa é de 13 a 17 anos, com alguns alcançando 20 anos ou mais.
Já um gato que tem acesso à rua vive entre 2 e 5 anos. Isso porque gatos que vivem soltos enfrentam uma série de riscos:
- Atropelamentos
- Envenenamentos
- Brigas com outros gatos ou cães
- Ferimentos
- Doenças infecciosas, como FIV, FelV
- Maus-tratos
- Predadores naturais
Outro ponto de atenção é o impacto ambiental. Gatos domésticos são predadores naturais altamente eficazes. E o problema vai além dos pássaros: répteis, mamíferos, anfíbios e até insetos entram na lista de vítimas.
Segundo estimativas apontadas pela BBC Science Focus, os gatos na América do Norte matam de 10 a 30 bilhões de animais selvagens por ano.
Além disso, os gatos domésticos caçam em uma pequena área ao redor de suas casas, o que significa que o efeito sobre a vida selvagem é altamente concentrado.
Uma realidade difícil de imaginar ao olhar para um gatinho fofinho, né?
Conclusão
No fim, a intensidade do debate levou outro usuário a uma conclusão:
"Parabéns a todos. Devido a todos os comentários neste post descontraído, o mundo inteiro concordou unanimemente em manter todos os seus gatos dentro de casa. Quero desejar a todos que comentaram sobre como é psicótico deixar seu gato sair de casa um ótimo trabalho."
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.