Chihuahua idosa cega que 'guarda rancor contra a humanidade' conquista mais de 2 milhões de corações online

Por
em Cães

Ela treme. É cega. Tem apenas três dentinhos. Odeia todo mundo. E, segundo a própria tutora, se recusa a morrer.

Estamos falando de ninguém menos que a Rainha Chiuauabeth II (crédito aos internautas pelo apelido), uma chihuahua idosa da Lituânia que viralizou no TikTok após sua ‘irmã’ humana, Lopai, fazer um vídeo nada glamouroso, mas extremamente verdadeiro.

A descrição sincera sobre a “chihuahua de 100 anos” foi acompanhada por um vídeo dela tentando se ajeitar na caminha, com cara de poucos amigos. Mas isso, de alguma forma, derreteu os corações dos internautas.

O vídeo, publicado em maio, já soma mais de 16,6 milhões de visualizações e ultrapassa 2,4 milhões de curtidas. Os comentários são ótimos:

“Ela sabe que está viva?”, brincou uma pessoa.
“Rainha Chiuauabeth II”, decretou outra.
“Ela é literalmente uma DIVA”, repetiram milhares.
“Os chihuahuas se recusam a morrer”, concluiu mais um.

Desde então, o mundo segue em vigília pela pequena imortal. Um mês depois da publicação, um seguidor preocupado perguntou se ela ainda estava entre nós. A resposta de Lopai foi curta e reconfortante: “Ela continua viva.”

Vida longa à rainha!

Quanto tempo vive um chihuahua?

Nossa diva viral, mesmo com a saúde “capenga”, já alcançou seus 14 aninhos, o que está dentro da expectativa de vida da raça.

Segundo o American Kennel Club (AKC), os chihuahuas vivem, em média, 14 a 16 anos. E dizem por aí que alguns passam dos 20.

Esse aqui, por exemplo, chegou nos 21:

Já esse, acredite ou não, chegou nos 22:

E, em 2022, quem ganhou o título de 'cão mais idoso do mundo' pelo Guinness Book foi o chihuahua Spike, que tinha 23 aninhos.

Segundo o AKC, a maioria dos chihuahuas são cães saudáveis. Mas, assim como em todas as raças, existem alguns problemas genéticos que esses pequenos são predispostos a ter.

Alguns dos problemas mais comuns da raça são:

  • Problemas cardíacos (persistência do canal arterial, doença da válvula mitral)
  • Doenças oculares
  • Luxação patelar (rótulas soltas)
  • Epilepsia idiopática
  • Ódio pela humanidade (brincadeira)

Como garantir uma vida longa para o cachorro??

Apesar da sorte ou genética, existem hábitos que realmente podem fazer a diferença na saúde e longevidade dos cães.

Segundo o TopDog Animal Health, alguns cuidados simples podem ajudar a prolongar e melhorar a vida dos nossos pets, especialmente os mais velhinhos:

  • Mantenha o peso sob controle

Evitar a obesidade é uma das principais formas de prolongar a vida do seu cão. Pets acima do peso podem viver até dois anos a menos do que viveriam com peso saudável.

  • Faça check-ups regulares

Visitas ao veterinário ajudam a detectar doenças precocemente, algo essencial na terceira idade.

  • Cuide das articulações

Dificuldade para subir escadas ou levantar da caminha pode ser sinal de dor nas articulações. O excesso de peso piora o quadro.

  • Mantenha corpo e mente ativos

Caminhadas leves, brincadeiras curtas e brinquedos interativos fazem diferença. Mesmo 10 minutinhos por dia já ajudam.

  • Atenção à saúde bucal

Dentes infectados causam dor e podem afetar o sistema imunológico. Escovações regulares e limpezas profissionais são essenciais.

  • Ofereça alimentação de qualidade

As melhores rações que temos no mercado são classificadas como super premium, seguidas da premium especial. Elas ajudam a manter o cão nutrido e saudável. Evite as rações standard, que são aquelas que não possuem classificação na embalagem.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.