No RS, após postagem de protetora, tutor reconhece seu cão perdido há 13 meses e reencontro emociona a todos

Por
em Cães

Tigre é um cachorro vira-lata de oito anos que teve sua vida completamente transformada em maio de 2024, durante as enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul.

Assim como milhares de famílias, o barbeiro Jorge Yuri Machado da Silva, de 28 anos, enfrentou a angústia de ter que evacuar sua casa às pressas. Com a água subindo rapidamente, não houve tempo para pensar. Era preciso salvar a própria vida e a de quem estivesse por perto.

Tigre foi resgatado junto com a família, mas acabou se separando de Jorge ao ser levado para um abrigo de animais. Desde então, o tutor não conseguiu mais localizá-lo.

Em suas andanças, Tigre acabou no abrigo Palmira Gobbi, onde, sem que ninguém conhecesse sua verdadeira história, recebeu o nome de Jerri.

Lá, passou 13 meses longe de Jorge, aguardando, mesmo sem saber, pelo reencontro que parecia cada vez mais improvável.

Foi então que, por meio de uma divulgação nas redes sociais feita pelo abrigo, Jorge reconheceu imediatamente o cachorro do vídeo. Mesmo após mais de um ano separados, ele teve certeza: era Tigre.

O olhar, o jeito de andar e os gestos eram inconfundíveis. A emoção foi imediata, e Jorge não teve dúvidas de que precisava reencontrar seu amigo de quatro patas.

Veja o reencontro.

A triste separação

Em entrevista ao Amo Meu Pet, Jorge Yuri Machado da Silva contou que, na noite de 2 para 3 de maio de 2024, a água começou a subir rapidamente no bairro Mathias Velho, em Canoas, onde vive com a família.

Diante da emergência, ele reuniu todos, incluindo Tigre, e buscaram abrigo na casa de um vizinho com dois andares.

Eles permaneceram ali por cerca de três horas, até perceberem que a água continuava subindo e que logo ficariam completamente ilhados. Apavorados, decidiram evacuar o local.

Antes de partirem, um primo de Jorge voltou à casa da família para abrir as janelas e permitir que o gatinho da casa pudesse escapar.

No retorno, o rapaz acabou cortando a perna e precisou ser levado a um hospital que ainda estava em funcionamento para tratar o ferimento.

Após deixar o primo no hospital e garantir um local um pouco mais seguro para a família, embora também ameaçado pela enchente, Jorge deixou Tigre aos cuidados dos avós e voltou para ajudar no resgate de outras pessoas afetadas.

Veja como Jorge e Tigre são muito apegados.

Na manhã de sábado, 3 de maio, a avó de Jorge já havia sido resgatada, mas o avô e Tigre ainda aguardavam socorro.

Quando os socorristas retornaram para buscar o idoso, foi orientado que o cachorro deveria ficar para trás, com a promessa de que seria resgatado em seguida.

O avô tentou convencê-los de que não havia perigo em levar o cachorro, pois Tigre era manso e não oferecia riscos. Mas ouviu uma resposta dura:

"Ou vai o senhor, ou ficam os dois."

Diante do cenário desesperador, o avô tomou a difícil decisão de deixar Tigre amarrado no segundo piso, para evitar que ele pulasse na água e tentasse segui-lo, acreditando que o resgate para o cão viria logo em seguida.

Depois de prestar ajuda a outras pessoas, Jorge foi até um abrigo social em busca de notícias da família. Lá, encontrou a avó e perguntou sobre o avô e Tigre.

Ela respondeu que ambos tinham ficado na casa. Cerca de uma hora depois, Jorge reencontrou o avô e, aflito, quis saber de Tigre.

A resposta foi curta e dolorosa:

"O Tigre não deixaram eu trazer. Mandaram eu escolher", relembrou Jorge, emocionado. "E foi aí que a gente não viu mais ele, né".

Reecontro repleto de emoção

Treze meses se passaram desde a tragédia, e Jorge, com o coração solidário, passou a atuar como voluntário em abrigos de animais, na esperança de reencontrar Tigre em algum deles.

Foi então que, navegando pelo Instagram, ele se deparou com uma publicação do abrigo Palmira Gobbi. Ao dar play no vídeo, mal pôde acreditar no que via. Aquele cachorro era inconfundível. Era o Tigre.

"Consegui entrar em contato com o pessoal e pude fazer a comparação das fotos e dos vídeos que eu tinha. Aí a gente já começou a chorar e se emocionar, porque tinha certeza de que poderia ser ele."

O reencontro não poderia ter sido mais emocionante. Jorge conta que, no momento em que viu Tigre, passou um verdadeiro filme em sua cabeça.

Assista ao vídeo:

Durante a pandemia, ele enfrentou um período de depressão, e foi justamente Tigre quem esteve ao seu lado, oferecendo companhia, carinho e força nos dias mais difíceis.

Reencontrá-lo depois de tudo o que viveram separados foi como recuperar uma parte de si mesmo.

"O que manteve a minha esperança foi aquele filme em que o cão espera pelo seu dono — e, no meu caso, eu era o cachorro esperando por ele" (filme Sempre ao Seu Lado), contou."Eu sempre tive esperança. Procurei, procurei, procurei e não encontrava, mas a esperança eu nunca perdi."

Jorge conta que tirou uma grande lição de tudo o que viveu: valorizar cada momento ao lado de quem se ama, sejam pessoas ou animais.

Repercussão

A médica veterinária Gabriela Braun Aguiar, voluntária do abrigo, compartilhou o vídeo do reencontro entre Jorge e Tigre em seu perfil no Instagram, @gabibraunaguiar, no dia 20 de junho.

"Graças à divulgação dos cães aqui do abrigo, o tutor do Tigre foi capaz de reconhecê-lo, e hoje ele irá dormir tranquilo na sua cama, no conforto de um lar silencioso e com muito amor", escreveu Gabriela na legenda.

A publicação emocionou o público e já acumula mais de 229 mil visualizações e milhares de comentários repletos de carinho.

"Que vídeo lindo, não tem como não chorar. Eles se desencontraram e ambos sofreram com a ausência um do outro. Que alegria", escreveu um internauta.
"A felicidade dele, que coisa mais linda. Incrível a virada de chave quando ele reconhece o tutor, parece literalmente sorrir. Estou emocionada. Obrigada, Deus, por dar a oportunidade desses reencontros", comentou outra seguidora.

Na mesma legenda, Gabriela também fez um pedido especial: que as pessoas ajudem a compartilhar os vídeos postados em sua página, para que mais histórias com final feliz, como a de Jorge e Tigre, possam acontecer.

O alerta vem em um momento delicado. O abrigo Palmira Gobbi, que acolheu centenas de cães resgatados da enchente no Rio Grande do Sul, está fechando as portas.

Os voluntários estão em busca de lares amorosos e responsáveis para esses animais, que serão enviados para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para saber como ajudar, conhecer os animais disponíveis para adoção ou contribuir com a causa, acesse o perfil de Gabriela no Instagram: @gabibraunaguiar.

Cada compartilhamento pode salvar uma vida.

Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.

Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.

Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.

Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.