Pitbull deixado com bilhete em parque encontra amor e recomeço com nova família
Por Ana Carolina Câmara em Cães
Juniper é um pitbull carinhoso, mas, infelizmente, sua doçura não foi suficiente para tocar o coração de sua antiga família, que o abandonou em uma calçada na Califórnia, nos Estados Unidos, deixando apenas um bilhete ao seu lado.
Uma mulher que caminhava pelo parque onde Juniper havia sido abandonado, amarrado a uma placa de sinalização, imediatamente pensou em Erica Loring.
Engajada com a causa animal, Erica é conhecida por seu trabalho com resgates e reabilitação de cães em situação de vulnerabilidade.
A boa samaritana sabia que, se alguém pudesse dar a Juniper uma chance real de recomeço, essa pessoa era Erica.
O resgate
Era junho, quando Erica recebeu a ligação da mulher que encontrou Juniper no parque e, como já havia acolhido centenas de animais como lar temporário, não hesitou em ajudar mais uma vez.
Com sensibilidade e experiência, ela sabia que cada resgate é único, e que por trás de um olhar assustado havia um coração pronto para amar novamente.
Sem pensar duas vezes, Erica foi até o local e encontrou o pitbull deitado no chão, com o olhar triste. Assim que percebeu que aquela mulher tinha vindo por ele, tudo mudou.
Ele se levantou num salto, começou a pular de alegria e balançar o rabo como quem agradece por ter sido finalmente notado.
Ao lado de Juniper, havia um bilhete. Quando Erica leu, seu coração apertou:
"Acabei de pegá-lo e foi demais para mim. Ele é um bom cachorro. Não posso ficar com ele e o antigo dono não o quer de volta. Por favor, ajude."
Após assimilar a situação, Erica não hesitou. Pegou o pitbull colocou-o no carro e, para sua surpresa, ele ficou todo animado. Sentou-se ao lado dela com o rabinho abanando, como se soubesse que, finalmente, estava seguro.
"Ele é EXTREMAMENTE fofo. Todo mundo é o novo melhor amigo desse cara, então foi fácil colocá-lo no carro. Na verdade, ele ficou ANIMADO para dar um passeio", disse Erica.
Assista:
Erica já cuida de cinco cães em casa, por isso sabia que não poderia manter Juniper permanentemente. Além disso, contou que ele era cheio de energia e entusiasmo.
"Acho que ele se dá bem com outros cães, mas como não é castrado, quer montar imediatamente", explicou.
Pensando no melhor para ele, Erica decidiu levá-lo à Sociedade Humanitária de San Diego, onde teria a chance de receber os cuidados necessários e encontrar um lar preparado para sua energia e afeto.
"Eu sabia que a SD Humane Society era o melhor abrigo sem mortes possível do país", disse Erica à Newsweek. "Temos um programa incrível aqui. Eu o deixei lá, mas ia visitá-lo todos os dias."
Infelizmente, nos Estados Unidos, nem todos os abrigos são livres de eutanásia. Muitos operam com espaço e recursos limitados, o que significa que animais que não são adotados em determinado período podem ser sacrificados, especialmente os considerados mais difíceis de realocar, como cães grandes, idosos ou com muita energia.
Felizmente, a San Diego Humane Society é reconhecida por seu compromisso como um abrigo "no-kill", ou seja, que não pratica eutanásia em animais saudáveis ou tratáveis. Eles oferecem cuidados médicos, treinamento comportamental e tempo para que cada animal tenha a melhor chance de encontrar um lar definitivo.
"A San Diego Humane Society é um dos melhores abrigos que este estado tem, quartos silenciosos em ângulo para o mínimo de estresse e eles prometem não sacrificá-lo a menos que haja um motivo muito sério", esclareu Erica.
Ao escolher esse abrigo, Erica garantiu a Juniper uma chance real de recomeço, sem o risco de ser descartado novamente, desta vez de forma definitiva.

E, mesmo após deixá-lo no abrigo, Erica continuou acompanhando de perto a evolução de Juniper, mostrando que o resgate não termina no portão, na verdade, ele continua no cuidado constante, no apoio e na esperança de um futuro melhor.
Ela passou a compartilhar atualizações emocionantes sobre Juniper no perfil do seu pet, @super_scooty, que já reúne mais de 157 mil seguidores. Seu objetivo era encontrar um lar definitivo ou, ao menos, um lar temporário cheio de amor para o pitbull.
"Os lares temporários são realmente a parte mais importante do resgate. Sem eles, não há resgate", afirmou Erica.
A publicação viralizou, alcançando mais de 933 mil visualizações e milhares de comentários comovidos.
“Obrigada por levá-lo para um lugar seguro. Agora ele tem a chance de encontrar um bom lar. Que tristeza saber que alguém o abandonou assim, onde ele poderia ter cruzado com a pessoa errada", escreveu uma internauta.
"Nossa, esse cachorro incrível vai se tornar o melhor amigo de alguém em breve! Deus o abençoe e as pessoas que o acolhem e adotam", comentou outro.
"Pitbulls são os mais amorosos e amigáveis. Toda pessoa que não gostava de pitbulls se apaixona por ela e muda de opinião sobre a raça. Eu amo o fato de que ele tem esse poder do amor tão forte dentro de si. Ele é, literalmente, mágico", disse um terceiro.
Assista:
Recomeço
A repercussão foi tão positiva que, em pouco tempo, diversas famílias entraram em contato com o abrigo interessadas em adotar Juniper.
"Recebemos contatos de lugares como Oregon, Nevada, Utah, norte da Califórnia… Então, não sabíamos quanto tempo levaria para que todos conseguissem visitá-lo", contou Erica.
Foi então que, no final de julho, o melhor aconteceu: Juniper foi adotado por uma família responsável, carinhosa e cheia de amor para oferecer.
Com o novo lar, veio também um novo nome. Agora, ele se chama Duke. Segundo Erica, o pitbull está amando sua nova vida, onde seu melhor amigo é um garotinho chamado Dylan.
"Duke é simplesmente um cara feliz e bobão. Estou muito feliz que a família tenha experiência com cães grandes, porque ele é um cabeçudo adorável que só precisa de alguém para ensiná-lo a ser cachorro sem quebrar tudo ao redor", disse Erica. "Sei que não foi aquele final feliz tradicional e linear, mas conseguimos dar um jeito e, no fim, tudo deu certo."
Veja abaixo o quanto Duke está feliz com seu pequeno humano:
Quando Erica compartilhou a notícia com seus seguidores, não faltaram mensagens de comemoração e carinho para Duke e sua nova família.
"Ahhh! Que bom que ele encontrou seu dono! Que cachorrinho lindo!", comentou uma seguidora.
"Estou tão feliz por Juniper… e por seu novo melhor amigo, Dylan!", escreveu outra.
Que Duke seja imensamente feliz, agora e sempre, cercado do amor que sempre mereceu.
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.