Em grupo de condomínio, segredos de ave que visitava moradores são revelados e família descobre que 'não era especial'
Por Larissa Soares em Humor
Certa noite tranquila, a internauta Duda foi surpreendida por um visitante. Um passarinho simpático entrou pela janela e pousou dentro de sua casa.
A cena deixou a família emocionada. Para eles, era como se tivessem sido “escolhidos” pela ave.
Mal sabiam eles que o visitante era muito mais conhecido do que imaginavam.
“E o passarinho que apareceu na minha casa à noite. Nos sentimos super especiais, só não esperávamos essa reviravolta”, contou Duda em um vídeo que viralizou no TikTok.
O vizinho mais popular do condomínio
A sensação de exclusividade durou pouco. Ao abrir o grupo de mensagens do condomínio, Duda descobriu que o passarinho era praticamente uma celebridade local.
Um morador já havia publicado: “Este pássaro pousou em minha casa. Pergunto se é de algum vizinho”, junto com uma foto da ave em cima de uma cadeira.
A partir daí, uma enxurrada de relatos tomou conta da conversa. Fotos e vídeos mostravam que o passarinho, na verdade, fazia visitas frequentes a diversos apartamentos.
Ele já tinha até nome: Frederico Marcelino.
Nas imagens compartilhadas, lá estava ele comendo frutas e insetos, participando de cafés da manhã, pousando no ombro de um vizinho e até aceitando comida diretamente das mãos.
“Tour do café da manhã”, brincou um morador, registrando o passarinho se deliciando.
“Frederico Marcelino está jantando só proteína”, brincou outro, com um vídeo da ave caçando insetos.
Rapidamente, a rotina de Marcelino virou assunto fixo do grupo. Sempre que aparecia em um novo apartamento, os vizinhos postavam.
“Que sanhaçu esperto, ele tem vários apartamentos, vários donos e é livre. Já sou fã de carteirinha do Frederico”, disse outro morador.
Fama além do condomínio
O vídeo de Duda, mostrando a descoberta de que sua família não era a única “privilegiada”, recebeu mais de 1 milhão de visualizações. Nos comentários, os internautas se divertiram com a astúcia do passarinho:
“Cada dia num apartamento diferente pra não pesar no bolso de ninguém”, brincou uma pessoa.
“Aw, o prédio todo com guarda compartilhada de um passarinho”, disse outro.
“Se eu fosse a única que o passarinho não visitou eu ia ficar chateadíssima”, confessou mais uma.
Já outro se ‘identificou’ com a história:
“Meu pai era motorista de ônibus, ele também era assim, livre. Tinha seis famílias, uma em cada cidade.”
Qual é a espécie de Frederico Marcelino?
O vizinho mais charmoso do condomínio é um sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca), uma das aves mais comuns do Brasil.
Segundo o WikiAves, o sanhaço é conhecido por vários nomes: sanhaçinho, sanhaço-do-mamoeiro, sanhaço-comum e até “pipira-azul”, dependendo da região.
Mede entre 16 e 19 centímetros, pesa cerca de 30 a 40 gramas e tem coloração cinzenta, com asas e cauda azuladas que brilham sob a luz do sol.
É uma ave ativa, curiosa e famosa por disputar frutas. Aliás, frutas são sua refeição preferida: mamão, banana, manga, amoras e até flores entram no cardápio. Mas também se alimenta de insetos, como os alados de cupim, que captura em pleno voo.
Não é raro encontrá-lo em quintais, jardins e varandas de cidades grandes.
Pode criar sanhaçu como pet?
Apesar da fofura e da proximidade com as pessoas, o sanhaço-cinzento continua sendo uma ave silvestre. Ou seja, não pode ser mantido em cativeiro sem autorização do Ibama. Criar aves sem licença é considerado crime ambiental e pode gerar punições.
No entanto, nada impede que a convivência seja assim, livre e espontânea, como acontece com Frederico. Ele aparece quando quer, faz seu “tour” pelo condomínio, aproveita as frutas oferecidas e segue para a próxima casa. É um hóspede educado, que chega, come, encanta e vai embora sem deixar bagunça.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.