Falaram que cachorrinho surdo jamais saberia seu nome, mas bastou um soprinho no nariz para mudar seu destino

Por
em Cães

No início de setembro, um cachorrinho chamado Zoki conquistou milhões de corações na internet depois que o Instituto Eliseu mostrou um detalhe fofo de sua rotina: como ele era acordado.

Nada de chamar ou fazer barulho, afinal, ele é surdo. O truque para tirá-lo do soninho é um simples e delicado soprinho no nariz.

“Um soprinho leve no nariz… Esse foi o jeito mais gentil que a gente encontrou pra acordar ele”, escreveu o instituto na legenda do vídeo que já ultrapassa 2 milhões de curtidas.

A cena emocionou, mas também trouxe uma reflexão que cortou o coração de todos. Entre os comentários, um em especial deixou milhares de internautas em lágrimas:

“Ele não sabe o nomezinho dele.”

A frase recebeu mais de 248 mil curtidas e ficou na mente de muita gente. Como um cão surdo reconheceria seu próprio nome?

Foi justamente aí que o destino de Zoki começou a mudar.

Um lar feito sob medida

Pouco depois, veio a notícia que deixou todo mundo ainda mais comovido: Zoki havia sido adotado por um casal de surdos. Ele encontrou uma família que fala a mesma língua que ele. Não apenas a dos sinais, mas, principalmente, do amor.

“Chegaram a dizer que eu nunca saberia meu nomezinho. E talvez essa pessoa tivesse razão”, diz o ‘cão’ em um vídeo compartilhado pelo instituto dias depois.

Mas a nova vida trouxe outras possibilidades. Agora, o casal está ensinando ao filhote comandos em Libras — inclusive o próprio nome.

“A parte mais bonita da história começou quando eu cheguei na minha casa de verdade. A gente se dá tão bem que parece que nos conhecemos de outras vidas.”

O vídeo de atualização já ultrapassa 7,1 milhões de visualizações. Em uma das gravações, o instituto contou que Zoki já aprendeu a sentar em Libras, sabe deitar e, em breve, reconhecerá seu próprio nome com os sinais.

“Mas pra mim isso nunca vai importar já que a mamãe ensinou a coisa mais linda que existe na vida. E, pra isso, a gente não precisa ouvir e muito menos enxergar. É um sentimento universal e ele vem lá de dentro do coração”, diz o cachorro.

Cães podem aprender língua de sinais?

Segundo o portal especializado Holidays4Dogs, sim, cães conseguem aprender a Língua de sinais! Na verdade, a maioria dos cães responde até mais rápido a sinais visuais do que a comandos verbais.

Isso porque os cães são ótimos em interpretar gestos, expressões e linguagem corporal, algo que já fazem naturalmente entre si.

Estudos apontam que eles conseguem, por exemplo, seguir a direção de um dedo apontado, habilidade que nem mesmo chimpanzés dominam com tanta precisão.

Por isso, ensinar sinais de mão não é apenas possível, como pode ser extremamente útil em diversas situações.

O sinal de “polegar para cima”, por exemplo, pode significar “bom trabalho” ou “vai ganhar um petisco”. Uma palma aberta voltada para cima pode indicar que o cachorro deve sentar, enquanto um movimento para baixo pode significar que ele deve deitar.

Além de cães surdos, qualquer cachorro pode aprender sinais. Muitos cães de caça e até competidores de obediência já são treinados para responder a comandos visuais.

Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.