Motorista abre mala esfarrapada na beira da estrada e encontra quatro filhotes dentro
Por Larissa Soares em Proteção Animal
No início deste mês, uma motorista dirigia por uma estrada rural no Missouri (EUA) quando viu algo que a fez diminuir a velocidade. Ao lado da pista, uma mulher mexia em uma mala desgastada.
A cena, por si só, já era incomum. Mas quando o motorista se aproximou para ver o que estava acontecendo, percebeu que havia muito mais por trás daquela imagem.
Dentro da mala, havia quatro filhotes de cachorro.
Sim, quatro bebês, de apenas oito semanas, tinham sido deixados lá dentro e abandonados à própria sorte.
“Naquela área, se você está parado na estrada, ou está quebrado, ou está jogando alguma coisa fora”, contou Tanya Meeks, presidente e cofundadora da Ozarks Pet Rescue, ao The Dodo. “Eles teriam morrido… se ninguém tivesse encontrado aquela mala.”
A motorista e a mulher que havia parado antes não pensaram duas vezes. Enquanto uma ficou com três dos filhotes, a outra levou um para casa e começou a procurar ajuda.

Em seguida, elas entraram em contato com o gabinete do xerife e com a Ozarks Pet Rescue, que enviou Tanya até o local.
Quando chegou, Tanya ficou surpresa. Apesar de toda a situação, os pequenos estavam em boas condições.
“Eles estavam muito, muito gordinhos”, disse. “Sem pulgas, sem carrapatos, só um pouco sujos, o que é normal.”
Todos machos, os quatro irmãos pareciam assustados e encolhidos no fundo da mala, tentando entender o que havia acontecido.
“Eles tinham acabado de passar por um evento traumático”, contou Tanya.
Mas bastaram algumas horas de carinho e atenção para que voltassem a agir como típicos filhotes: brincalhões, curiosos e cheios de energia.
“Eles são definitivamente labradores”, afirmou Tanya. “Muito amigáveis, muito amorosos.”
Um quinto filhote aparece
Dias depois, quando os quatro filhotes já estavam seguros em lares temporários e sendo levados ao veterinário, Tanya recebeu uma nova ligação.
Outro filhote havia sido encontrado na mesma região, um labrador preto de 8 semanas, com as mesmas características físicas e idade dos demais.
A fundadora da Ozarks Pet Rescue acredita que o pequeno seja irmão dos outros.
“Ele provavelmente foi deixado para trás ou se afastou do grupo antes que a mala fosse fechada”, explicou.
Agora, os cinco bebês estão recebendo todos os cuidados necessários, aprendendo o valor de uma boa refeição, de uma cama quentinha e de um carinho na barriga, tudo o que deveriam ter conhecido desde o primeiro dia de vida.
“Espero que eles encontrem lares incríveis”, disse Tanya. “E realmente espero que consigam justiça.”
O gabinete do xerife confirmou que a mala tinha um nome pintado, mas até o momento ninguém foi preso. A investigação segue em andamento.
Uma realidade triste
Apesar de o abandono ser crime, histórias de ninhadas deixadas à própria sorte ainda são comuns.
Mas, no meio da crueldade, sempre há alguém disposto a agir, assim como um grupo de ciclistas das Filipinas, que viveram uma situação parecida no ano passado.
Enquanto pedalavam por uma estrada, o grupo ouviu ruídos estranhos vindos de uma caixa deixada na ponte e decidiu parar.
Quando abriram a caixa, se depararam com nove filhotes de cachorro, todos abandonados.
Eles imediatamente procuraram ajuda no abrigo local, o Projeto Pawssion. A fundadora, Malou Perez, recebeu os filhotes com um misto de tristeza e alívio.
Com dedicação, alimentaram, limparam e aqueceram os filhotes, que logo começaram a se recuperar e brincar como todo cãozinho saudável faz.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.














