Homem do interior mostra seu cão da raça 'Carrapato' e amizade dos dois encanta milhares de pessoas
Por Larissa Soares em Aqueça o coração
Quem olha rápido para o cão Zeca pode até classificá-lo como vira-lata, fiapo de manga ou qualquer outro apelido carinhoso dado aos cachorros com os pelinhos rebeldes.
Mas, para o tutor, não há dúvidas: Zeca pertence à raça carrapato. Já ouviu falar? Essa é a ‘raça’ daqueles cães que ‘grudam’ no humano favorito e, se deixar, não soltam nunca mais.
Um cão do campo
Zeca vive uma vida feliz no interior: brinca na terra, corre atrás do gado, descansa na sombra das árvores… Mas uma das atividades favoritas dele é, sem dúvidas, acompanhar o tutor.
Seja na horta, no trator ou em uma ida até a cidade. Para onde o “humano” vai, ele vai atrás — e, se por acaso não vai, fica chateadíssimo.
Essa personalidade apegada ficou clara em um vídeo que viralizou no ano passado. Nele, o tutor entra na caminhonete e vai embora.
Zeca fica parado, cabisbaixo, olhando para o tutor, enquanto o homem segue pela estrada de chão. Mas basta cruzar o olhar com o cão no retrovisor para se arrepender.
Na sequência, ele dá ré, abre a porta, e Zeca dispara feliz, abanando o rabo como se tivesse acabado de ganhar na loteria.
O vídeo ultrapassou 205,8 mil curtidas e acumulou milhões de visualizações e comentários apaixonados.
Para Zeca, não há nada melhor do que um passeio de carro ao lado do humano favorito. E ele não é o único cão a apreciar isso.
Segundo informações do Animal Hearted, existem inúmeros motivos que explicam por que os cães ficam tão animados para pegar estrada:
1. Um “parque de diversões” sensorial
Os cães possuem cerca de 300 milhões de receptores olfativos, enquanto os humanos têm apenas 50 milhões.
Por isso, para eles, passear de carro é como entrar em um parque de diversões de cheiros: conforme o veículo se move, aromas diferentes passam constantemente, informando tudo sobre o ambiente ao redor.
2. O carro vira uma “casa sobre rodas”
Para muitos cães, o carro é uma extensão do território familiar. Estar dentro dele com a família traz segurança e conforto. Alguns, inclusive, chegam a latir para estranhos que se aproximam, como fariam em casa.
3. Instinto de caça ativado
Com o movimento do veículo e a paisagem mudando rápido, alguns cães sentem como se estivessem em uma expedição de caça, acompanhando a “matilha” (a família) em busca de aventura. É uma sensação que traz euforia.
4. O espírito da aventura
Cães são naturalmente curiosos e um passeio de carro oferece um mundo totalmente novo: sons, cheiros, paisagens… muito mais interessante do que ficar parado no quintal de casa.
5. Vai ter lanchinho?
Se houver qualquer histórico de drive-thru, sorvete ou petisco durante um passeio de carro, melhor ainda. Eles lembram.
E, claro, tudo isso acontece ao lado do humano favorito.
Zeca Carrapato
A rotina dos dois, registrada nas redes sociais, conquistou o público justamente pelo nível de apego e parceria.
Se o tutor está mexendo na horta, Zeca está colado. Se o tutor está no trator, Zeca pula para acompanhar. Se está indo para a cidade, lá está Zeca, de camisa xadrez.
“Eu não tenho carrapato. Eu sou o carrapato”, afirma o cão.
Nos comentários, os internautas ficaram emocionados.
“Gente, é SURREAL o quanto um cachorro vira uma paixão avassaladora, parece parte da gente!!!!!”, escreveu uma seguidora.
“Ele de camisa xadrez indo pra cidade”, observou outra.
“Tenho 8 carrapatos dessa espécie aí aqui em casa!”, se identificou mais uma.
E você, tem um pet 'carrapato' em casa?
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.









