'Recebi anjinhos': Cães de rua formam 'rede de apoio' para ajudar empresária a superar momento de angústia
Por Larissa Soares em Cães
A empreendedora Thábata Lopes, de Minas Gerais, estava enfrentando um dia difícil quando decidiu fazer uma pausa em uma praça.
Bastaram alguns instantes para que vários cães de rua se aproximassem dela, oferecendo companhia e carinho de uma forma que emocionou milhares de pessoas nas redes sociais.
Enquanto tentava espairecer, Thábata foi cercada pelos animais. Um cachorro pretinho subiu no colo e permaneceu olhando fixamente para o rosto dela, como se tentasse entender o que estava acontecendo.
Ao mesmo tempo, um caramelo apoiou delicadamente a pata no braço, sem desviar o olhar.
Logo depois, outro cão caramelo apareceu do outro lado, seguido por mais um cachorro preto, que chegou abanando o rabo e se juntou ao grupo.
A cena deu a impressão de que os cães haviam formado uma pequena força tarefa para fazer companhia à jovem justamente quando ela mais precisava.
Ao compartilhar o momento no TikTok, Thábata escreveu:
"Você não estava tendo um dia bom e resolveu sentar na praça". Na legenda da publicação, ela completou: "Recebi anjinhos."
O comportamento dos cães chamou atenção. Os internautas logo encheram a publicação de mensagens carinhosas. Muitos disseram acreditar que os animais perceberam que ela não estava bem e decidiram oferecer apoio do jeito deles.
"Os doguinhos: vamos cuidar dela, ela tá tristinha. Eles são maravilhosos", imaginou uma pessoa.
"Com certeza saiu daí com a bateria recarregada", escreveu outra.
"Se depois desse momento, o seu dia não melhorar, não sei o que vai melhorar", brincou outra.
Alguns internautas também perguntaram sobre os cães e se a jovem acabou adotando algum deles após o episódio.
Respondendo aos comentários, ela contou que procura cuidar deles sempre que possível.
"Estou cuidando de todos lá na roça, mas não querem ficar presos, acostumaram com a rua kkk ai ficam com acesso livre de ir e voltar."
Pets são ótimos aliados para a saúde mental
Segundo informações reunidas pela Asteroid Health, os animais de estimação exercem um papel importante na promoção da saúde mental e do bem estar emocional.
Eles oferecem companhia, ajudam a reduzir sentimentos de solidão e proporcionam conforto em momentos de estresse ou sofrimento.
Grande parte desse efeito está relacionada às respostas químicas que acontecem no organismo humano durante a interação com os animais.
Fazer carinho em um cachorro, brincar com ele ou simplesmente permanecer ao seu lado estimula a liberação de ocitocina, conhecida como hormônio do amor, além de dopamina e endorfinas.
Essas substâncias estão associadas às sensações de felicidade, confiança e relaxamento, ao mesmo tempo em que contribuem para diminuir os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse.
Diversas pesquisas também mostram que a convivência com animais auxilia na redução da ansiedade, favorece o equilíbrio emocional e fortalece a resiliência diante de situações difíceis.
Outro benefício apontado pelos especialistas é que os animais incentivam a criação de rotinas.
Alimentar, passear e cuidar deles ajuda a criar hábitos diários, promove atividade física e fortalece o senso de responsabilidade.
Além disso, os cães costumam facilitar a interação entre pessoas, tornando passeios e visitas a parques oportunidades para conhecer novos amigos e fortalecer vínculos sociais.
Não só os próprios animais de estimação
Os benefícios da interação com animais não se limitam apenas aos cães que vivem dentro de casa.
Segundo a Asteroid Health, passar tempo ao ar livre em ambientes naturais enquanto se interage com animais também pode trazer efeitos positivos para a saúde mental.
Esses momentos ajudam a reduzir o estresse, estimulam a atenção plena e favorecem a produção de neurotransmissores ligados ao bem estar.
A combinação entre natureza, movimento e contato com animais pode aliviar sintomas de ansiedade e oferecer uma sensação de tranquilidade.
Para especialistas, mesmo interações breves podem despertar sentimentos positivos e contribuir para aliviar momentos emocionalmente difíceis.
Larissa é jornalista e escreve para o Amo Meu Pet desde 2023. Mora no Rio Grande do Sul, tem hobbies intermináveis e acha que todos os animais são fofos e abraçáveis. Ela se formou em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo e é “mãe” de duas gatas.







