8 tipos de medos e fobias comuns em cachorros

Saiba o que faz seu animalzinho sofrer

Os cães podem sofrer de vários medos e fobias diferentes. Essas fobias podem ter várias causas , incluindo a falta de socialização precoce , genética ou uma experiência negativa. Os medos e fobias de um cão podem levar a sinais como encolher-se, tremer, babar, latir, comportamento destrutivo e, em alguns casos, agressão.

1. Medo do trovão

Astrofobia é um medo do trovão, e é uma fobia muito comum em cães. O grau desse medo pode diferir entre os cães. Alguns podem ter apenas um leve medo de trovão. Neste caso, um cão pode tremer ligeiramente ou você pode notar orelhas achatadas e uma cauda dobrada durante uma tempestade. Outros cães podem ter uma fobia mais grave que os leva a se esconder, a se tornar destrutivo ou a perder o controle de seus intestinos ou da bexiga.

Os cães também podem sentir uma tempestade bem antes de você conseguir detectá-la. Esta é a razão pela qual muitos donos de cães relatam ter visto seus cães mostrarem sinais de medo por vários minutos ou mais antes que a tempestade realmente aconteça.

2. Medo de fogos de artifício

Um medo de fogos de artifício é outra fobia comum do cão. Semelhante a um medo de tempestades, os sons altos e imprevisíveis e a luz dos fogos de artifício fazem muitos cachorros tremerem de medo.

3. Medo de ser deixado sozinho

O medo de ficar em casa sozinho é chamado de ansiedade de separação. Cães que sofrem de ansiedade de separação tendem a exibir comportamento destrutivo assim que seus donos saem de casa.

4. Medo do veterinário

A primeira exposição de um cão a ir ao veterinário geralmente envolve cheiros estranhos, ser tratada de novas maneiras, ser contida e receber vacinas. Não é de admirar que os cães possam facilmente ficar com medo de uma visita ao veterinário. Se não houver outras fobias envolvidas, esse medo pode ser facilmente corrigido simplesmente levando um cão ao veterinário para algumas visitas sociais.

5. Medo de andar no carro

É possível superar o medo do seu cão de andar no carro, usando guloseimas e elogios para lentamente tentar atrair o seu cão para o carro e, em seguida, trabalhar para fazer passeios em pequenos curtos.

6. Medo de subir e descer escadas

Um cão que não é exposto a passos como um filhote jovem pode desenvolver um medo de subir e descer quando ele encontra uma escada mais tarde na vida.

7. Medo de pessoas

Isso acontece, geralmente, por causa de algum trauma que o cão sofreu. A solução aqui é fazer aos poucos que ele se acostume com as pessoas. Tenha em mente que um cão com medo pode rosnar, morder ou morder alguém como resultado desse medo.

8. Medo de objetos

Muitos cães desenvolvem um medo de objetos particulares - o aspirador de pó, brinquedo de uma criança, etc. Muitas vezes esse tipo de medo não é grande coisa, pois muitos objetos podem simplesmente ser removidos de vista. Em certos casos, no entanto, pode ser problemático. Por exemplo, se o seu cão se recusa a passar por uma estátua do lado de fora do prédio ou se ele se transformar em uma confusão trêmula e ansiosa toda vez que você precisar aspirar o carpete. Nesse caso, você pode precisar acostumar lentamente o seu cão com objetos que ele tem medo de uma maneira positiva e feliz.

---

O seu cachorro possui algum medo que não está na nossa lista? Comente!

Notícias relacionadas

Comentários

Mais em Comportamento