Avança projeto de lei que torna obrigatória e gratuita vacina contra leishmaniose animal

Por Redação Amo Meu PET
em Notícias

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou por unanimidade lei que torna obrigatória a vacinação anual de animais contra a leishmaniose em todo o país, a exemplo do que já ocorre no caso da vacina contra a raiva. Essa vacinação será gratuita e fará parte de uma política nacional instituída a fim de prevenir e controlar a doença.

O texto foi apresentado pelo relator, deputado Mandetta (DEM-MS), ao Projeto de Lei 1738/11, do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que tramitava com apensado. Em um longo parecer, Mandetta relatou sua própria experiência no combate à doença, como secretário da Saúde na cidade de Campo Grande, e os debates, inclusive na Câmara, sobre a eficácia da vacinação e do tratamento dos animais infectados.

No entanto, o projeto de lei aguarda designação de relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Vamos continuar pressionando o andamento para que seja aprovado nas votações restantes.

As informações são do site oficial da Câmara dos Deputados (Agência Câmara Notícias). Para mais informações, ligue 0800 619 619.

Leia o projeto de lei na íntegra aqui

E a ficha de tramitação aqui.

Acesse a notícia fonte aqui.

A doença

Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitários do tipo Leishmania transmitidos pela picada de insetos da subfamília dos flebotomíneos. O sintoma mais evidente da forma cutânea são úlceras na pele, seguida de febre, diminuição do número de glóbulos vermelhos e aumento de volume do baço e fígado.

Redação Amo Meu PET