Idoso acolhe gansa e dezenas de animais de rua em sua borracharia de SC; confira

Por
em Notícias

Um borracheiro de Brusque, município do leste catarinense, tem feito o maior sucesso na internet após ser fotografado passeando com 7 cachorros e uma gansa pela cidade.

Conhecido popularmente como João Baiano, o borracheiro é João Manuel Barbosa Neto, de 78 anos. O idoso mora em Brusque há pelo menos cinco décadas, mas é natural de Caruaru (PE).

João brinca que ‘não tem o porquê do apelido’, uma vez que jamais conheceu a Bahia. Ele veio para a cidade após o convite de um irmão que estava no seminário, gostou de Brusque e estabeleceu raízes.

O borracheiro aprendeu a profissão trabalhando em postos de gasolina da sua cidade natal. Quando se mudou, deu prosseguimento ao trabalho que o sustentou praticamente a vida toda.

Sobre os cães que ficam na frente da borracharia e que leva para passear, João Baiano afirma que todos foram abandonados. "Eu crio, adoro meus bichos e eles gostam de mim. Sempre tive cachorro, e no norte eu também criava jumentos".

Hoje, o idoso tem 10 cachorros, 10 gatos, 1 gansa e várias galinhas. Ele ainda falou os nomes de alguns cachorros que estavam na frente da borracharia: Amigo, Faísca, Cabeça, duas Gurias, Branquinho, Guri e Bolinha.

"Eu levo eles passearem todo dia debaixo da ponte, chamo ‘vem rapaziada! ’, eles vem tudo atrás de mim", relatou. A gansa que acompanha os cachorros no passeio, chamada Joaninha, foi um presente de um primo.

João aproveitou uma entrevista dada ao portal O Município para destacar que seu serviço de borracheiro infelizmente não está sendo muito lucrativo. Desta forma, ele tem pedido doações para ajudá-lo a alimentar os cachorros e os gatos que cuida.

"Tem gente que só pensa no que tem, para mim, ganhando para comer e tendo saúde já dou graças a Deus", comenta.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.