Logomarca Amo Meu Pet

Labrador com fenda lábio-palatina passa por cirurgia e recupera qualidade de vida

Por
em Notícias

Desde o início do ano, Felix, um cachorrinho da raça labrador, se tornou uma sensação no Imgur, um portal de compartilhamento de imagens, onde suas fotos viralizaram entre os internautas.

O pequeno nasceu com fenda lábio-palatina e precisou enfrentar uma série de desafios até ser adotado e ajudado.

Há alguns meses, Felix passou por uma cirurgia reparativa bem-sucedida na boca, garantindo a plena recuperação da região da sua boca e focinho. Agora, ele pode respirar e se alimentar sem grandes dificuldades.

“Resgatei Felix quando ele tinha 11 dias. Ele estava à beira da morte porque era incapaz de se alimentar por conta de sua deficiência”, disse Jamie, o rapaz que ajudou Felix no momento em que ele mais precisava.

“Na época, ele havia desenvolvido pneumonia e dificilmente sobreviveria mais 24 horas naquelas condições. Levei-o para casa comigo e o alimentei por 7 semanas. Eu tratei a pneumonia dele também. Ele agora é um lindo labrador preto de 14 meses!”, complementou.

Pouco depois, Felix finalmente passou pela cirurgia de reparação da boca e está mais feliz e saudável do que nunca. “A causa de uma fenda labial e palatina é desconhecida”, disse Jamie ao Bored Panda. “É um defeito congênito encontrado em animais e humanos, e acredita-se que seja devido a nutrição inadequada da mãe ou exposição a produtos químicos durante a gestação.”

Apesar de ter se recuperado da fenda lábio-palatina, Felix precisa lidar com outras condições médicas desafiadoras. Mas ele não permite que isso atrapalhe sua felicidade.

“Felix também tem alguns problemas digestivos porque seu cólon se formou exatamente no lado oposto do seu corpo! Estranho, mas funciona. Ele tem apenas um globo ocular em funcionamento, as mandíbulas não se encaixam e o lado direito do rosto está irregular, mas, apesar de tudo isso, ele ainda mantém boa qualidade de vida”, acrescentou Jaimie.

“Nenhum dos dentes dele também se encaixa, então ele tem que comer principalmente comida enlatada. É mais fácil e seguro para Felix”.

A cirurgia reparativa de Felix aconteceu no último dia 31 de janeiro. “Seu médico conseguiu reconstruir o céu da boca dele usando seu próprio tecido e até reconstruiu seu palato mole, pois era inexistente”.

Graças à cirurgia, Felix pode comer e beber numa boa, sem dificuldades ou riscos de engasgamento, como ocorria antes.

Hoje, o labrador vive com sua família grande e amorosa, incluindo aqui 4 cães que dividem o carinho de Jaimie com ele. “Felix é o cachorro mais feliz que já tive”, afirma seu dono. “Ele é hilariamente ignorante de seus problemas de saúde e tem mais energia do que todos nós juntos Consegui levá-lo para nadar pela primeira vez há algum tempo e ele se saiu muito bem – adorou”.

“Vê-lo assim, tão bem após todas aquelas cirurgias é recompensador. Me sinto bem ao vê-lo sendo um cachorro tão feliz”, completou seu dono.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.