Caso de ex-morador de rua imobilizado com sua cadelinha no colo por guardas municipais gera revolta nos internautas

Por
em Notícias

No vídeo não é possível identificar o motivo que justificasse a abordagem agressiva e truculenta dos agentes, mas segundo eles, a confusão começou quando o homem quis entrar no mercado com a sua cadelinha.

Você provavelmente deve ter se deparado com as imagens desoladoras que estão circulando na internet desde segunda-feira (10) e que mostram um senhor sendo imobilizado por agentes da Guarda Civil Municipal enquanto segurava a sua cadelinha no colo.

Depois de muito questionamento sobre o motivo que levou os agentes a tratarem o homem de tal maneira, surgiram alguns pronunciamentos sobre o fato ocorrido em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Segundo os agentes, o tumulto aconteceu depois de um guarda tentar impedir que o senhor, que se chama Jadir e é ex-morador de rua, entrasse no mercado municipal com a sua cadelinha chamada Isabela, pois seria proibida a entrada de animais no local.

Após a suposta recusa, Jadir teria atirado café quente no funcionário e foi o que teria dado início a confusão, já que o homem teria solicitado o reforço que abordou o homem e a sua cadelinha de maneira agressiva.

Apesar da declaração dos envolvidos, é possível ver no vídeo Jadir questionando qual seria o motivo dele estar sendo tratado dessa maneira, ao mesmo tempo que afirma não ter feito nada. Depois de imobilizarem Jadir, os guardas o levaram para a delegacia, sem acesso a advogado e sem a sua cadela, que no meio da confusão acabou caindo no chão. Felizmente, depois ele foi liberado e pôde se reencontrar com a sua cadela Isabela.

Assista o reencontro dos dois:

O ato, no entanto, gerou revolta tanto nas pessoas que presenciaram o ocorrido e que afirmaram que o homem não teria feito nada que justificasse a abordagem agressiva, e em outras milhares de pessoas que souberam do fato pela internet.

O prefeito da cidade, Felício Ramuth, publicou um vídeo na internet reconhecendo excesso na conduta dos agentes e se desculpou com o idoso. “Em nome da cidade, eu quero pedir desculpas ao senhor Jadir e para Isabela.”

A Polícia Civil ouviu os envolvidos no caso e instaurou um Boletim de Ocorrência (B.O) contra Jadir, por desacato à autoridade. Um documento por lesão corporal contra a equipe também foi registrado por testemunhas que presenciaram a ação. As imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal.

Veja o vídeo:

Independente do motivo que tenha dado início ao ocorrido, nada justifica tratar uma pessoa dessa maneira, especialmente quando há um animal indefeso envolvido. Que todas as providências sejam devidamente resolvidas!