Por que os gatos 'amassam pãozinho'?

Por
em Dicas

Talvez seja uma das coisas mais fofas que os gatos fazem, mas também uma das mais incompreendidas: eles adoram ‘afofar’ superfícies macias e ‘fazer massagem’ nos próprios tutores. O famoso ‘amassar pãozinho’. Por quê?

Segundo o portal de notícias Purina, esse ato começa ainda na fase de filhote, quando os bichanos massageiam os mamilos da mãe para forçar a saída de leite. Quando crescidos, o hábito se mantém, mas agora com coisas que eles admiram ou gostam de tocar - como o cabelo da mamãe ou a barriga do papai.

A comunidade científica explica que o ato de massagear entre os gatos é algo instintivamente prazeroso para eles. Mais: como são animais curiosos, eles usam esse hábito para ter mais informações sensoriais sobre aquilo que está descobrindo.

Uma coisa é certa: se os felinos estão ‘amassando pãozinho’ com frequência, eles estão se sentindo felizes e seguros no ambiente em que estão, inclusive na companhia dos donos.

Característica instintiva

Outra possibilidade interessante para os gatos ‘amassarem pãozinho’ diz respeito à sua tentativa de marcar território, porque há glândulas odoríferas que liberam feromônios em suas patas.

Ao empurrar as patas para dentro e para fora, eles ativam essas glândulas odoríferas, de modo que podem fazer isso no seu colo para marcá-lo como ‘seu’ e alertar os outros gatos a recuar. Uau!

Ciclo estral

As gatas também podem ‘amassar’ quando entram no cio (também conhecido como estro).

Nesse período, elas buscam demonstrar aos gatos machos que estão prontas para acasalar. Elas podem exibir outros comportamentos junto com isso, como ser excessivamente vocais, mostrar mais afeto do que o normal e implorar para sair de casa.

O que fazer se esse hábito estiver te machucando

Alguns gatos podem afofar com as garras para fora. Se você for o alvo do ‘afofamento’, esta pode ser uma experiência dolorosa.

É importante que você nunca os puna por fazer isso, pois é um comportamento instintivo e eles estão apenas retribuindo o carinho que sentem de você, mas existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir as marcas e arranhões.

Se o seu gato está expondo as garras em excesso, tente colocar uma barreira macia entre vocês dois, como uma almofada ou um cobertor. Você também pode encorajar seu gato a se deitar e relaxar. Como alternativa, distraia seu gato com um brinquedo divertido e ele logo irá parar de passar as garras sob sua pele.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.