Se o seu cachorro te segue aonde quer que você vá, isso pode ser um problema; entenda

Por
em Notícias

Se o seu cachorro costuma segui-lo com extrema frequência, como se fosse sua própria sombra, isso pode ser um (mal) sinal. Se ele quer estar contigo na sala, na cozinha, no quarto e até no banheiro, é melhor parar tudo e compreender esse hábito.

Por mais que você tenha paciência e não se importe com essa ‘perseguição’ constante, ou mesmo que pense que é uma demonstração de carinho, estamos diante de um problema de comportamento. Algo que seu cachorro está te indicando e você não está entendendo.

Os cães são animais sociais. O vínculo que eles geram com seu dono é muito forte e eles têm um ótimo senso de grupo. Com seu tutor, eles se sentem muito seguros. Sob essas premissas, pode ser que ele simplesmente o siga porque está curioso, porque está com fome ou quer dar um passeio; mas quando esse comportamento é compulsivo, enfrentamos uma questão de dependência.

“O fato de não ter podido explorar um ambiente significa que ele não o controla e não se sente totalmente confortável nele. Então você se torna a zona de conforto deles”, explica o educador canino Jordi Oller.

Também pode ser um problema de falta de autonomia e maturação.

“Esses animais que tanto nos seguem não terminaram de amadurecer o suficiente, porque não sabem tomar suas próprias decisões ou não têm autonomia para cuidar delas. São cães que não estão em contato com as próprias necessidades e nos acompanham nas nossas. Eles são gregários e cooperativos. Eles precisam do grupo”, acrescenta Montse Godia, treinador e chefe do projeto CoopGos.

O veterinário Joan Mariscot se propõe a dar algumas orientações ao cão sobre o que ele pode e o que não pode fazer.

“Onde pode entrar e onde não pode. Se super protegermos demais, pode levar a problemas de comportamento, que também podem se manifestar de várias formas, como ansiedade, agressividade para com as pessoas ou outros cães”, complementou Godia.

Segundo o site La Vanguardia, repreender seu cão por segui-lo é algo, entretanto, que a maioria dos educadores caninos se opõe. Seria como repreendê-lo por amar você. Coisa impensável para muitos. Por isso, a solução para essa ‘perseguição constante’ passa por outro tipo de abordagem. Antes de continuar, pergunte-se:

O seu ambiente está protegido?

O cão precisa controlar a situação para estar confortável. Mesmo que seja a sua casa, se ele te segue é porque está inquieto e não se sente confortável no ambiente onde está.

Você permite que ele descanse?

O descanso é uma das bases do bem-estar animal. Os especialistas recomendam observar se o cão está fazendo isso, uma vez que alguns cães são excessivamente animados e, por essa razão, é muito difícil para eles para relaxar e dormir.

“O cachorro costuma dormir muitas horas, porque quando não tem o que fazer, ele descansa. Muitos donos, porém, acreditam erroneamente que o cão tem que estar cansado de atividades (jogos cognitivos, cheirar, jogar bola...) porque senão, quando chega em casa ele destrói coisas, quando o problema, em qualquer caso, seria outro. Um cachorro acostumado a fazer tantas coisas o seguirá por toda parte para saber o que fazer a seguir”, diz Oller.

Você o ensinou a lidar com a monotonia?

Se você e seu cachorro fazem atividades que envolvem muita adrenalina, e depois você vai para casa e o deixa sozinho por mais de oito horas e, além disso, quer que ele fique calmo... provavelmente é pedir demais.

“O cachorro, por não ter aprendido a ter calma e ficar em casa sem estímulos que o mantenham ativo, não saberá administrar um ambiente tão monótono e isso se tornará uma montanha para ele. Isso criará estresse porque você não dominará a situação”, diz Oller.

Esse comportamento é comum

O filhote que foi separado de sua mãe tem como referência seu companheiro humano para se desenvolver com segurança. Ele ainda tem pouquíssimas ferramentas, pois é um ser dependente devido à idade.

Portanto, neste estágio, é mais comum que os cães o sigam por toda parte.

“Se durante a fase de filhote os mantivermos constantemente ativos, estamos ensinando que a vida é intensa e depois será mais difícil para eles encontrar momentos de descanso, algo tão necessário para um cão”, concluiu Oller.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.