Afinal de contas, por que os gatos gostam tanto de caixas (de papelão)?

Por
em Notícias

Todo mundo sabe: os gatos adoram caixas. Para eles, nenhum brinquedo no mundo, por mais caro ou sofisticado que seja, se compara a uma simples caixa de papelão.

É um fenômeno que confunde a maioria dos tutores, especialmente quando eles acabam de comprar uma cama nova ou um brinquedo bacana e o gatinho parece preferir a embalagem que veio.

Abaixo, explicamos por que os gatos gostam tanto de caixas e como lidar com isso da melhor forma, segundo o portal de notícias Purina. Confira!

Por que os gatos gostam de caixas?

Há muitos motivos pelos quais os gatos adoram embalagens de papelão (e afins), mas o principal é porque elas são espaços confinados e fechados. Os gatos são predadores de emboscada e encontrar lugares confinados onde possam se esconder, caçar presas e se sentir seguros e aquecidos é um comportamento instintivo.

Passa segurança para eles

Os bichanos se sentem seguros e confortáveis em espaços fechados. Eles usam as caixas como esconderijos onde os predadores não podem se aproximar furtivamente deles pelas laterais ou por trás. Se o seu gato está em uma caixa, quaisquer “intrusos” como presas, humanos ou outros animais de estimação precisam entrar diretamente em seu campo de visão, o que significa que nada pode surpreendê-los.

Interessante notar que as caixas ajudam a reduzir o estresse e oferecem uma zona segura onde seu gato pode observar e não ser visto. Isso é ideal para eles, pois sua reação a situações estressantes geralmente envolve correr e se esconder.

Os gatos não possuem estratégias de resolução de conflitos, então eles preferem literalmente se esconder de seus problemas. A segurança do espaço privado e fechado é outra resposta possível para explicar por que os felinos gostam de caixas.

Ajudam na adaptação

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Utrecht descobriu outra razão pela qual os gatos adoram caixas. A pesquisa foi realizada em um grupo de gatos de abrigo, e cerca de metade receberam caixas e a outra metade não.

Descobriu-se que os gatos com as caixas realmente se recuperaram mais rápido e se adaptaram ao ambiente com mais rapidez. Isso mostra que elas são incrivelmente benéficas para os gatos para ajudar a lidar com processos de mudança!

O papelão é um ótimo isolante

Outra razão é porque elas são ótimas para aquecer! O papelão incentiva seu gato a se enrolar e relaxar, tornando-o um espaço confortável e aconchegante. A temperatura ideal para um gato ficar confortável gira em torno de 37°C, por isso estar quente é muito importante para o seu felino.

Gatos são curiosos

Os gatos são criaturas notoriamente curiosas, por isso não deve ser surpresa que sempre que você compra algo novo, eles vão direto para investigar. O novo item não apenas cheira diferente, mas o seu gato também está curioso para ver qual é o propósito do novo item em sua casa. Se você comprar um item que vem em uma caixa, não se surpreenda ao ver seu gato se esfregando nele e dando uma boa olhada!

Ótimos lugares para dormir

Outra razão pela qual os gatos gostam de caixas é porque eles são um ótimo lugar para dormir. Os gatos passam 15, às vezes 18 horas todos os dias dormindo, portanto, encontrar o local perfeito é importante.

Onde você pode ver uma caixa de papelão simples, seu gato vê uma caverna segura e luxuosa que promete calor e proteção. Recomendamos fornecer ao seu gato uma caixa em sua casa para dar-lhes um espaço seguro que eles possam usar como ‘válvula de escape’.

Textura perfeita para as unhas felinas

O papelão é a textura perfeita para o seu gato morder e arranhar, tornando-os muito divertidos de brincar. Muitos tutores descobrem que os bichanos adoram caixas puramente para morder e mastigar, e logo as despedaçam. Para o seu gato, uma caixa simples e velha é um brinquedo muito interessante e divertido que pode mantê-lo entretido por dias a fio.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.