Em vídeo impressionante, cobras são flagradas lutando em reserva da Austrália

Por
em Notícias

Um vídeo em que duas cobras se envolvem em uma luta circulou por toda a internet e viralizou entre os internautas na última semana. O registro de um minuto foi filmado na Austrália e postado pela associação Australian Wildlife Conservancy.

Na filmagem, um par de cobras da espécie Mulga batalham ferozmente, em um embate que durou mais de uma hora!

Segundo o portal de notícias India Today, a ecologista Tali Moyle, que gravou a cena, disse que quando a temporada de acasalamento começa, as cobras machos começam a lutar para estabelecer seu domínio.

"Silvo e maquiagem? Não é uma opção para essas serpentes Mulga, vistas lutando por mais de uma hora em nosso Santuário de Vida Selvagem” disse a ecologista.
“A temporada de acasalamento começa no início da primavera e os machos começam a lutar, tentando empurrar um ao outro para provar seu domínio, pelo direito de acasalar com as fêmeas. Embora as cobras Mulga sejam bastante comuns, não é muito comum você ver esse comportamento - esta é apenas a segunda vez que vejo", disse a Australian Wildlife Conservancy.
"Nunca há um momento de tédio aqui. O santuário de 65.000 hectares abrange uma grande área livre de raposas e gatos (8.000 hectares) e protege algumas das maiores populações remanescentes de vida selvagem ameaçada da Austrália", acrescentou.

Assista ao vídeo aqui:

O vídeo viralizou com milhares de curtidas e compartilhamentos. Na seção de comentários, as pessoas compartilharam seus pensamentos e opiniões.

“Obrigado por corrigir minhas ideias. Eu vi isso acontecendo uma vez mas achei que estavam acasalando, acabei de descobrir que na verdade é uma briga!”, disse um internauta.

Cobra Mulga

A cobra mulga pode ser encontrada apenas na Austrália e partes do sul da Nova Guiné. O nome "mulga" refere-se ao País Mulga, tipo de terra árida coberta por arbustos (espécie australiana de acácia), onde essa cobra costuma residir. Conheça alguns fatos interessantes sobre esses répteis.

  • As cobras podem chegar a 2,5m à 3m de cumprimento.
  • A cobra mulga tem o dorso marrom, avermelhado ou verde-oliva. A cor esmaece nas laterais do corpo e se transforma em amarelo, laranja ou rosa na barriga. Cada escama no lado dorsal do corpo é de cor escura no centro ou nas bordas. Essas escalas bicolores criam uma aparência reticulada.
  • A cobra mulga tem cabeça larga, focinho arredondado, olhos grandes e corpo robusto coberto por escamas suaves e sobrepostas.
  • A cobra mulga tem presas venenosas sulcadas na parte frontal da boca e poucos dentes sólidos atrás delas.
  • A cobra mulga produz grandes quantidades de veneno que induz fraqueza muscular e paralisia leve, náuseas, vômitos e tontura em humanos. Felizmente, existe o antiveneno.
  • A época de acasalamento das cobras mulga ocorre durante a primavera. Os machos competem e lutam uns com os outros. Eles se empurram em direção ao chão usando suas cabeças (enquanto seus corpos estão entrelaçados) para estabelecer o domínio e ter a oportunidade de acasalar.
  • Cobra mulga não demonstra cuidado parental. Os ovos são deixados sozinhos, assim como as jovens cobras.
  • A cobra mulga pode sobreviver de 20 a 30 anos na natureza.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.