Ganso cuida de ninhada de filhotes recém-nascidos para cadela poder descansar após parto (vídeo)

Por
em Notícias

Apesar de não serem animais domésticos comuns, os gansos podem ser muito gentis e amorosos com quem eles conhecem!

Um canal no YouTube chamado Viral Paws recentemente postou um vídeo gravado em Anshan, Liaoning, China, que mostra um ganso calmamente cuidando de alguns filhotinhos de cachorro, uma vez que a mãe deles estava exausta pelas horas dando a luz.

A postagem viralizou, acumulando quase três milhões de visualizações em alguns dias.

Quem já foi mãe sabe o quão difícil é cuidar de bebês, exige muita atenção e trabalho. Imagina tomar conta de seis ao mesmo tempo?

Segundo o portal de notícias Animal Channel, enquanto a mamãe, da raça samoieda, descansava, o ganso ficou observando os filhotes enquanto eles dormiam em seu canil e, em um dado momento, ele até parece mover o bico em uma indicação de que está contando todos eles!

O amor se espalhou e as pessoas sentiram necessidade de expressar seus sentimentos nos comentários do vídeo.

“Para quem diz que os gansos são sempre maus e não se dão bem com os outros, isso prova que estão errados!”, disse um internauta.

Outra brincou sobre o que o ganso diria se pudesse falar:

“Acredite em mim, se alguma coisa parecer que vai mexer com seus filhotes, farei com que deseje nunca ter nascido.”
“Quando os animais são retirados da luta constante pela vida, não mais preocupados com a origem de sua próxima refeição, eles se desenvolvem na versão mais honesta de si mesmos. Os instintos de maternidade e paternidade assumem o controle em todas as situações em que criaturas domésticas mistas têm bebês. Sempre que vi isso, tornou-se realidade, várias criaturas não apenas se dando bem, mas fazendo sua parte para ajudar com os bebês de todas as espécies domésticas!” - explicou essa outra pessoa.

Confira o vídeo abaixo:

Curiosidades sobre os gansos

Os gansos se ligam ao primeiro estímulo de movimento, não importa se este é um ganso, pessoa ou mesmo um objeto. Eles permanecem dedicados a essa pessoa ou objeto como seu “pai” substituto por toda a vida. Confira outras curiosidades.

  • Os gansos são animais altamente sociais. Se eles são criados com outros animais, geralmente se dão bem com eles.
  • Um grupo de gansos na terra ou na água é um bando, enquanto no ar eles são chamados de meada.
  • Os gansos comem sementes, nozes, grama, plantas e frutos silvestres.
  • Eles são as maiores aves aquáticas, sendo os outros cisnes. Embora sejam aves aquáticas, eles passam a maior parte do tempo em terra.
  • Os gansos sempre voam na forma de um 'V', pois permite um alcance de voo pelo menos 71% maior. Quando o ganso da frente se cansa, outro assume a posição.
  • Os gansos são muito leais. Eles acasalam por toda a vida e protegem seus parceiros e descendentes.
  • Os gansos expressam um comportamento de luto quando perdem seu parceiro de acasalamento ou seus ovos.
  • Eles gostam de alisar as penas, procurar comida na grama e coletar galhos, cascas e folhas para usar para fazer “melhorias caseiras” em seus ninhos.
  • Eles têm forte afeição pelos outros em seu grupo. Se um ganso ficar doente ou ferido, alguns outros gansos podem sair da formação para ajudá-lo e protegê-lo.

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.