Governo francês não reconhece pets como "objetos", mas sim como seres vivos com sentimentos

Por Redação Amo Meu PET
em Notícias

Inspirados por uma petição, membros do parlamento francês votaram no comitê legal da Assembléia Nacional a aprovação um novo projeto de lei que muda a forma como os cerca de 63 milhões de animais de estimação são vistos.

A nova legislação, que é patrocinada pelo Presidente francês François Hollande, muda a definição de animais de “bens móveis” para “seres vivos e sentimentais”.

Graças à votação parlamentar, cachorros, gatos, cavalos e outros animais de estimação na França terão agora novos direitos e proteção mais forte, dizem ativistas de animais.

O ex-ministro da Educação e filósofo francês Luc Ferry foi uma das 700.000 pessoas, incluindo outros cientistas e acadêmicos, que assinaram a petição francesa, que pedia o fim da definição de “animal” usada no código civil napoleônico de 1804 - uma definição que animais de estimação equivalentes com pedaços de propriedade como móveis.

Ferry acredita que a definição secular está fora de contato com a realidade - "absurdo", ele diz ao Daily Mail .

"Ninguém jamais torturou um relógio", explica Ferry. “Os animais sofrem, eles têm emoções e sentimentos. Não se trata de fazer dos animais sujeitos à lei ... mas simplesmente protegê-los contra certas formas de crueldade. ”

O chefe da organização francesa de bem-estar animal que iniciou a petição, 30 Millions d'Amis (que significa “30 milhões de amigos”), Reha Hutin, aplaude a votação, dizendo ao Telegraph que aprovando o projeto de lei o parlamento reconheceu “um fato óbvio: os animais são seres dotados de sentimentos ”.

“[Foi] ridículo ver animais de estimação como móveis que podem andar sozinhos”, acrescenta ela.

A redefinição provavelmente abrirá caminho para leis mais fortes contra a crueldade contra os animais, e um advogado francês, Franck Mejean, diz que a votação do parlamento encerrará uma "área cinzenta legal" para gatos, cachorros e outros animais de estimação presos no meio de divórcios.

"Eu já pedi a um juiz para conceder a custódia compartilhada de um gato", explica Mejean. "Nenhum dos cônjuges queria se separar dele."

Mas esta nova medida não é sem oposição. Críticos acreditam que a nova lei poderia proibir práticas como caça, pesca e outros esportes relacionados a animais. Outros temem que a nova definição de "animal" possa ser adotada por ativistas dos direitos dos animais, que podem argumentar que as atuais práticas de abate francês e o consumo de carne são errados porque envolvem a morte de "seres com sentimentos".

Fontes: Telegraph , Daily Mail

Redação Amo Meu PET