Bombeiros de Ipanema 'contratam' seu novo membro, o labrador Bob

Por
em Notícias

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu, no dia 10 de março, seu mais novo membro: Bob, um cachorro labrador filhote que será treinado como cão de resgate para poder ajudar a comunidade de Ipanema.

Bob será binômio (dupla entre bombeiro militar e um cão de busca) com o cabo Genivan Küll do 13º Batalhão de Bombeiros Militar que tem sede principal em Balneário Camboriú. O labradorzinho foi escolhido dentre 7 filhotes de São Paulo pelo próprio cabo.

“O Bob se destacou pela energia e disposição dele, bem como pela coragem apresentada nos testes” - explicou Genivan ao Engeplus.

Essas são características bem quistas para cães bombeiros. Além de bom contato com humanos e uma relação de sinergia com seu parceiro de binômio, que Bob mostrou ter.

Genivan já está preparado para os meses de treinamento antes do doguinho ser certificado e poder começar a trabalhar. As certificações podem ser feitas a partir dos 15 meses de vida do animal. Até lá, o bombeiro vai usar sua especialização em atuação com cachorros para treinar Bob.

“Eu esperava há 12 anos por isso” - conta o cabo. “Sempre fui muito ligado com a raça e com a área da cinotecnia, o que vai me ajudar com o treinamento do Bob”.

O bombeiro já teve um companheiro labrador antes, porém o bichinho faleceu.

Como um cachorro bombeiro é treinado?

O trabalho de um cão bombeiro não é um trabalho, afinal cães não são humanos. É uma brincadeira para eles. Para demonstrar isso, o canal do Youtube Baw Waw Oficial chamou o Richard Rasmussen, um famoso biólogo e apresentador brasileiro, para ver como é o treinamento dos cães bombeiros.

Estudante de jornalismo que é apaixonado por tudo que tenha super-heróis, dragões e faroeste (ele se pergunta todo dia quando que vai lançar um filme misturando os três). Gosta de ler, com um favoritismo em fantasia (por que será?) e adora ver séries em geral. Ama estudar sobre criatividade e sociologia. Tem uma doguinha perfeita e sem defeitos chamada Athena. Também gosta de cinema e matar tempo nas redes sociais vendo memes.