Mamãe ganso passeia com incríveis 47 filhotes e os mantém protegidos

O fato inusitado foi observado por Mike Digout no Canadá

Por
em Mundo Animal

Mike Digout confessou que nunca foi um grande fã de gansos, mas durante a primavera, no ano passado, observou uma cena bem incomum.

Uma mamãe ganso estava cuidando de uma família muito grande, no caso, 47 filhotes. O que é de se estranhar, pois os gansos-do-canadá colocam de dois a nove ovos por vez.

Quando seu trabalho home-office começou por conta da pandemia, Digout decidiu caminhar ao longo da margem do rio Saskatchewan que fica perto de sua casa em Saskatoon, no Canadá, a fim de capturar a vida selvagem que vive lá. Foi quando conheceu os gansos.

“Eu saía todas as noites caminhando na margem do rio à procura de castores e, é claro, havia muita atividade de gansos, pois eles vinham do sul em busca de um lugar para fazer seus ninhos”, Digout disse ao site The Dodo.

Em maio, Mike começou a notar que os primeiros gansos estavam nascendo. Assim, enquanto os castores não apareciam, passava o tempo fotografando os pequenos filhotes.

Certa noite, o homem estava sentado perto da margem do rio e viu uma mãe ganso com um grupo extremamente grande de gansinhos. Quando contou, descobriu que eram 16 filhotes se amontoando perto dela para dormir.

“Fiquei surpreso ao ver que essa mãe tinha 16 bebês, então comecei a voltar todas as noites à procura dessa mãe e seus gansinhos. E a cada dia parecia que ela tinha um grupo maior”, explicou Mike.

Ele contou 25 gansos em um dia, no dia seguinte eram 30, até que certa vez avistou a mamãe gansa e seu companheiro com 47 bebês. Então percebeu que ela estava cuidando de gansinhos de várias outras famílias.

“Era incrível como ela estava calma com tantos gansos por perto. Ela parece uma mãe tão paciente”, concluiu.

Conforme os gansos foram crescendo, a família se dividiu em três grandes grupos, assim a supermãe e seu companheiro passaram a cuidar apenas de 25 bebês. Os dois vão mantê-los seguros e alimentados até que seja hora de voar para o sul novamente.

A atitude da mamãe gansa é conhecida como ninhada de gangue e é até bem comum em áreas urbanas e suburbanas com muitos ninhos. Geralmente, são formadas por um casal de gansos pacientes que cuidam dos filhos de outros gansos. E você, sabia dessa curiosidade?

Assista também:

7 cachorros que provaram MANJAR da MALANDRAGEM

Redatora.