Vira-lata caramelo ajuda tartarugas recém-nascidas a chegarem ao mar

Por
em Mundo Animal

Solovino é o nome do cachorro caramelo que faz sucesso na praia de Miramar, em Madero Tamaulipa, no México.

O cão cresceu e passou a maior parte da vida na praia, sua atual tutora o conheceu em corridas que fazia à beira-mar, e todas as vezes que se encontravam, o cachorro era extremamente amigável e simpático.

Com o passar do tempo, a relação entre cão e a mulher evoluiu, partindo para adoção.

“Um dia percebi que tinha saudades dele e fiquei preocupada se ele não viesse me receber; outro dia já estava abraçando ele e expressando meu carinho. Por isso aceitei que foi ele quem me adotou e me deu o seu amor, companhia e proteção. Tem sido um ano inimaginável de muito aprendizado”, afirmou.

Além de ser super educado com humanos, o caramelo também respeita outras espécies, como estrelas do mar e tartarugas marinhas.

No mês de junho, vários ovos eclodiram trazendo novas tartarugas a vida, e Solovino deixou muitas pessoas admiradas com a atitude de ajudar os répteis a percorrer o longo caminho até o mar, embora seja algo ‘automático’ e do instinto, algumas tartarugas bebês podem achar o trajeto um pouco difícil.

As tartarugas marinhas são um grupo constituído por seis gêneros e sete espécies, infelizmente todas elas estão ameaçadas de extinção, por isso essa atitude do cão de ajudá-las a chegar ao mar e garantir a sobrevivência e qualidade de vida são tão importantes. Esses répteis têm uma expectativa de vida alta, de 80 a 100 anos, se não sofrerem com poluição e caça em alto mar.

"Num passeio havia muitas pegadas de tartarugas bebês, quando os segui percebi que já haviam chegado ao mar. Porém, Solovino encontrou uma presa na toca de um caranguejo, puxou-o com o focinho e a levamos para a margem. Nunca deixo de me surpreender com a nobreza e civilização dos animais”, disse a tutora.

Essa e muitas outras aventuras você pode acompanhar no perfil de Instagram de Solovino, para seguir o nome é solovino_dog.

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.