Ucranianos deixam suas casas carregando seus pets e pertences após ataque russo

Por
em Notícias

Na madrugada da última quinta-feira (24), milhares de famílias ucranianas precisaram deixar suas casas para trás após o início de um ataque russo em algumas cidades do país, onde o objetivo final é chegar até a capital Kiev.

No meio do caos e da correria, muitos moradores priorizaram carregar coisas básicas e pequenas que são essenciais, como documentos, algumas roupas, filhos e os animais de estimação.

Muitos conseguiram fugir de carro pelas estradas principais, principalmente na capital Kiev que ainda não havia sido tomada e fechada pelos soldados russos, outros preferiram ir a pé e permanecer em estações de trem junto com malas e animais em caixas de transporte.

De acordo com um jornalista correspondente do jornal Washington Post, Siobhán O'Grady, as pessoas não tinham um destino final, só queriam deixar a cidade o mais rápido possível para fugir do conflito.

Uma instituição de animais chamada Casa Lui Patrocle que fica na cidade de Suceava, a 40 km da fronteira com a Ucrânia, publicou uma mensagem no Facebook que está aberta a receber e abrigar as famílias que estão fugindo com seus animais de estimação, além de fornecer assistência veterinária. Esta assistência se estende a qualquer tipo e espécie de animal.

Além disso, o aplicativo de transporte Uber, comunicou que o serviço continuará disponível enquanto for possível, apesar da ameaça de explosões.

Países europeus como Polônia, Romênia e Eslováquia estão se preparando para receber centenas de milhares de refugiados nos próximos dias.

Beatriz é jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Escrita Criativa e Editoração pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Apaixonada por narrativas envolventes e pelo universo pet, ela também possui certificação em Storytelling para Marketing Digital pela Santander Open Academy, o que complementa sua habilidade de transformar histórias reais em conteúdos informativos e inspiradores. Dedica-se à produção de reportagens que valorizam a convivência ética e afetiva entre humanos e animais de estimação, promovendo empatia, informação de qualidade e o respeito aos animais.