Cão desperta irmã canina deficiente auditiva para avisá-la quando dona chega em casa

"Áquira nasceu surda, mas tem um irmão que é os ouvidos dela e que cuida e se preocupa tanto com ela".

Por
em Aqueça o coração

Áquira é uma cadela da raça dogue alemão, de pelo branco e olhos azuis, com apenas algumas manchas pretas, ela é quase albina e nasceu surda.

A fêmea gigante pertence à Bruna Pistore e Thomás Paganella, moradores de Caxias do Sul, no RS.

A pet foi adotada em 23 de dezembro de 2012 a partir de uma ONG de Farroupilha, Rio Grande do Sul, e estima-se que Áquira tenha cerca de 10 anos.

“Áquira foi retirada de maus-tratos e adotada e devolvida 3 vezes antes de chegar até nós, ninguém sabia da surdez dela, provavelmente foi o motivo de devolverem ela por não interagir conforme o esperado”, contou a tutora em entrevista ao Amo Meu Pet.

A cadela possui um irmão canino da mesma raça, o LeBron, de 4 anos, que chegou até a família através de um canil da cidade de São Bento do Sul, RS. O cão é o ‘protetor’ apesar de ser o mais novo, cuida da irmã com muito amor e carinho.

Um vídeo compartilhado no perfil de Instagram da dupla, mostra LeBron indo até Áquira para acordá-la toda vez que os tutores chegam em casa, já que a cadela não os escuta.

“Áquira nasceu surda, mas tem um irmão que é os ouvidos dela e que cuida e se preocupa tanto com ela, com certeza eles se conhecem de outras vidas e só se reencontraram aqui”, diz a legenda.

A introdução de outro cão na vida da cadela trouxe melhoras em sua personalidade e qualidade de vida. Áquira passou a ser mais sociável fora de casa com outros cães. LeBron está sempre atento para chamar a irmã toda vez que considera que algo ou alguém seja importante para o conhecimento da mesma.

“Chegávamos em casa no início e percebíamos que somente ele vinha nos receber na porta, ela sempre ficava dormindo em outro cômodo. Como uma brincadeira, pedimos para ele ir chamar a mana, mas sem imaginar que ele entenderia isso. Poucos dias depois ele começou a chamá-la antes mesmo de pedirmos”, acrescentou Bruna.

A condição especial de Áquira não a impede de ter uma rotina normal e feliz como a qualquer outro cachorro, e quem mostrou isso à ela e foi capaz de proporcionar todas as brincadeiras e momentos de cumplicidade foi LeBron, que chegou na vida da cadela quando filhote e mesmo após anos continua seu melhor amigo.

“Ele mudou totalmente a vida dela, ela se tornou mais ativa também. É como se ela tivesse vivido por 6 anos em um casulo”, finalizou.

A dupla possui um perfil no Instagram com mais de 20 mil seguidores, para acompanhar o dia a dia dos gigantes é só seguir o perfil @aquira_e_lebron.

Com certeza LeBron não dá importância para a particularidade da irmã canina, e é isso que o torna especial, o cachorro a ama incondicionalmente.

Confira o vídeo:

Veja também este vídeo do nosso canal:

Amizades encantadoras entre pets e bebês

Estudante de jornalismo na Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.