Mulher comemora após salvar seus 50 cães da raça buldogue francês da Ucrânia

Por
em Notícias

Olena Lukash, 53, criadora de cães, mora em Kiev e disse não acreditar que uma guerra se estabeleceria em seu país até uma bomba russa cair perto da sua casa, no dia 24 de fevereiro.

Percebendo que a situação não se reverteria, no dia 9 de março, pegou seus 20 cães, da raça buldogue francês, os colocou quase que espremidos dentro do carro e partiu para uma viagem de quatro dias, fugindo para a Polônia.

“Eu não acreditava que uma guerra pudesse começar. Na primeira semana pensei que tudo acabaria rápido, depois começaram a cair granadas perto da casa e percebi que precisava salvar meus filhos de quatro patas", disse ao Daily Mail.

Ao chegarem no destino de fuga, Olena e o seu marido deixaram os cães em segurança e retornaram à cidade ocupada pelos russos para resgatar mais 30 e depois fugiram para Vinnitsa, a 173 milhas (278 km) de distância de Kiev.

"Meus cachorros são meus filhos. Meu trabalho são meus cachorros. Estes são todos bulldogs franceses - minha raça favorita há 30 anos".

Na próxima semana, o casal pretende voltar para a Polônia, para se reunirem novamente com os seus 50 cães.

Mas para isso precisam de fundos, pois estão ficando sem dinheiro e enfrentam uma conta de £ 378 (R$ 2.383,48) com a alimentação e medicação dos cães. Amigos e conhecidos tem ajudado.

"Eu amo muito meus cachorros. Estou pronta para fazer muito para salvar a vida de animais indefesos. Eu tenho força e trabalho para isso. Eles são obedientes e eu sou forte. Eu gerencio. Mais importante ainda: estamos todos juntos e seguros".

O casal retornou uma vez para a Kiev, mas assim que se estabeleceram, pretendem retornar para salvar mais animais.

"Primeiro eu tenho que fornecer um lugar seguro para meus cães na Europa, então eu vou ajudar outros cães da Ucrânia".

Olena permanece na Ucrânia, enquanto um total de 3 milhões de pessoas fugiram do país desde que a invasão começou no mês passado, informou a ONU.

Veja também este vídeo do nosso canal:

O pássaro que canta 'Meu Pintinho Amarelinho' e mais no Jornalzinho Amo Meu Pet | Com Pépe Bonner

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube