Quais cuidados tomar com cães e gatos neste inverno

Essa época do ano pode ser prejudicial para filhotes e pets idosos

Por
em Notícias

Cães tendem a gostar mais do inverno, e têm mais disposição também, por isso a época é boa para uma rotina de atividades físicas. Já para os filhotes e animais idosos, é preciso ter cuidado com doenças típicas do período. A médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo, Carolina Ferreira, destaca cuidado essencial: “Uma das tarefas mais importantes é não deixar que o pet tome chuva ou fique muito exposto ao vento. Para gatos, por exemplo, é importante não deixar a cama deles em contato direto com o chão”.

As doenças que mais atingem os pets é a traqueobronquite infecciosa em cachorros e, nos felinos, a rinotraqueite. Em cães, os sinais são parecidos com o da gripe: tosse seca, secreções nasais, espirros e a impressão de que o animal está engasgando. No caso dos gatos é parecido, somando falta de apetite e febre.

Outra dica médica é a vacinação. Além daquelas que os animais precisam tomar durante o ano, há ainda as voltadas para prevenção das viroses comuns do inverno. “Como a temperatura favorece a proliferação de viroses, além do acompanhamento anual com um veterinário, temos vacinas contra a traqueobronquite infecciosa canina, e a vacina V3 e V4 para os gatos, que protegem a parte respiratória e ocular”, afirma.

Além de estimular o consumo de água e evitar horários de frio mais intenso, também é necessário estar atento à constância dos banhos. Banhar o animal não deve ser descartado durante esta época do ano, porém, é necessário diminuir a frequência, que deve ser determinada pelo profissional de cada pet.

As roupas também podem ajudar os pets nesse período, mantendo o calor, principalmente nos animais com pelos curtos ou que não possuem subpelos. “É importante escovar os pelos para evitar proliferação de fungos, além de trocar as roupinhas a cada dois dias, para evitar acúmulo de sujeira e umidade”, finaliza Carolina.

Sobre o Cão Bernardo

O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 inaugurou a segunda unidade, em Santo André. Os principais serviços do hospital são consultas, internação, cirurgias e exames.

O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 será inaugurado o segundo hospital, em Santo André. Os principais serviços do hospital são emergências, consultas, internação, cirurgias e exames.