Gata visita diariamente túmulo da cachorra que tinha a adotado como filha
Por Ana Carolina Câmara em GatosA internauta Nadir Rodrigues, que reside em São Paulo, é tutora da Naná, uma cachorrinha, e de nove gatos. Infelizmente a peludinha faleceu e um dos felinos, entristecido, visita diariamente o túmulo da peludinha. O relato foi compartilhado em um grupo do Facebook na última terça-feira, 2.
Na narrativa, Nadir conta que fez um cemitério de animais em sua casa e que ali enterrou a sua 'inesquecível cachorrinha Naná'. No dia da publicação, faziam oito dias do seu falecimento e que além dela estar sofrendo com a perda da mascote, um de seus gatos também 'chorava' o luto.
Tamanha tristeza foi porque Naná tinha adotado a gatinha chamuscada como filha. A felina é a caçula dos nove gatos e tinha um imenso amor por aquela que a acolheu como mãe, e sentida com a perda, entendeu que aquele local do cemitério foi onde a cachorra foi enterrada e faz questão de visitá-la diariamente.
"Hoje está fazendo 8 dias que faleceu, essa gatinha é a caçulinha que a Naná adotou como filha, ela fica no túmulo dela todos os dias".
E essa tristeza do luto é comum nos animais. Segundo Larissa Rüncos, psiquiatra veterinária, assim como os humanos, os animais (falando de cães e gatos) também sofrem o luto e isso ocorre quando há uma perda significativa de um indivíduo - não sendo necessariamente a morte -, no qual ele teve muita afinidade e convivência próxima.
O luto envolve uma diminuição da motivação para a realização de uma atividade. Larissa compara o luto à depressão, sendo um quadro depressivo agudo com uma causa bem específica, pois o animal não consegue lidar com a perda e se desanima com a vida.
Você pode saber mais sobre o assunto na matéria abaixo:
A publicação comoveu centenas de pessoas que prestaram condolências nos comentários. E agradecida, Nadir escreveu: 'Agradeço a todos, pelo apoio e carinho. Por me consolarem nessa tristeza que me deixou muito deprimida ao ponto de querer sumir. Mas Deus, vocês e os outros 9 gatos precisam da minha presença. Deus abençoe vocês e todos animais do mundo. Amém'.
"Os meus sentimentos. Os animais também sentem a falta dos amigos e muito! A sua gatinha está sofrendo e mostra-o assim, no cemitério que você criou para manifestar a sua dor", escreveu uma.
"Meus sentimentos é muito triste quando eles vão embora levam um pedaço de nós", comentou outra.
Veja Naná com alguns dos gatinhos:
Que Nadir e sua gatinha superem a dor e, juntas, possam viver muitas alegrias em memória da Naná.
Assista também:
10 animais de estimação que meteram o loko por aí | Vídeos engraçados
Redatora e apresentadora do Canal Amo Meu Pet.
Com formação em Design de Produtos e especialização em Design de Interiores pela Universidade de Passo Fundo, a Ana encontrou sua verdadeira paixão ao unir criatividade, comunicação e o amor pelos animais.
Apaixonada por contar histórias que tocam o coração, ela estudou Escrita Criativa com o escritor Samer Agi e participa do programa JournalismAI Discovery, organizado pela Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres e a Iniciativa de Notícias do Google, buscando se aprofundar no universo digital.
Hoje, dedica-se a produção de conteúdos que informam, emocionam, conscientizam e arrancam sorrisos.