População reclama e condomínio terá de retirar casinhas de cães de calçada em Porto Alegre

Por Redação Amo Meu PET
em Notícias

Mais uma notícia que entristece ainda mais os corações de quem ama e protege os animais de rua.

Dessa vez, alguns moradores da cidade gaúcha de Porto Alegre reclamaram de três casinhas para cachorros de rua, que foram colocadas para protegê-los do sol, da chuva e do frio e deixadas sobre uma calçada do edifício Tulipa, no bairro Jardim do Salso. Nesta sexta-feira (05) a Prefeitura de Porto Alegre enviou um aviso ao edifício, dando-lhes o prazo de sete dias para tirar as casinhas do local.

Se a decisão for cumprida, a prefeitura fará o recolhimento e descarte das casinhas.

Segundo o o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, as casinhas atrapalham a livre circulação dos pedestres e, segundo a legislação, é proibido instalar equipamentos em logradouros e passeios públicos.

Entretanto, na esfera estadual, é permitido deixar casinhas para animais de rua em espaços públicos desde que não atrapalhem os pedestres, e nem os motoristas.Segundo a síndica do edifício, que defende a permanência das casinhas, afirma que as casinhas não atrapalham em nada a circulação e criticou a falta de amor das pessoas pelos animais de rua.

Já a prefeitura contra-argumenta dizendo que as casinhas comunitárias estimulam o abandono de cães, uma vez que os moradores sempre dispõem de comida e água fresca para os animaiszinhos. A prefeitura defende ainda que os moradores ou o próprio condomínio adotem os bichanos, deixando-os dentro de seu espaço interno ou que sejam recolhidos para a Unidade de Saúde Animal.

Deixe sua opinião sobre o caso nos comentários.

*Com informações G1

Redação Amo Meu PET