Projeto de Lei propõe instalação de potes de comida para cães de rua em Vitória (ES)

Por
em Notícias

A Câmara Municipal de Vitória, capital capixaba, durante sessão ordinária, pautou e aprovou o Projeto de Lei (9843/2018), do vereador Dalto Neves, que propõe a instalação de comedouros/bebedouros para cachorros abandonados na cidade. O projeto segue para sanção do prefeito.

De acordo com o vereador, a ideia é que os “animais possam se alimentar e, assim, tenham uma vida mais saudável, levando em consideração que já passam por todos os tipos de privações.”

A lei também prevê que os comedouros e bebedouros sejam instalados por empresas privadas e por voluntários, que passarão por uma entrevista e assinarão um termo de compromisso para monitorar o ponto.

Os mantenedores, em contrapartida, se beneficiarão do direito de realizar publicidade no local relacionada à vida canina. À eles fica a obrigação de repor a ração sempre que necessário.

Justificando a necessidade da legislação, o vereador lembrou que “os animais acabam, muitas vezes, a procura de comida, rasgando os sacos de lixo, atraindo roedores, transformando o problema, inclusive, em uma questão de saúde pública.”

A advogada Sara Arrivabeni lembra que a Constituição Federal, em seu artigo 30, dispõe que “compete ao município legislar sobre interesse local, bem como suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.”

Vale ressaltar que o artigo 24 atesta que é “competência da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios preservar as florestas, a fauna e a flora, cabendo ao Poder Público protegê-las, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.”

Fonte: Gazeta Online

Compartilhe o post com seus amigos!

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.