Cães fazem fila na Ucrânia para ganhar comida e cena comove o mundo

Nate Mook ficou surpreso quando viu a cena em uma calçada das ruas de Kramatorsk, cidade atingida pela guerra

Por
em Cães

Enquanto caminhava pelas ruas de Kramatorsk, um importante centro industrial de fabricação de máquinas na Ucrânia, Nate Mook viu uma cena que lhe fez parar e observar com atenção: diversos cães estavam parados em uma fila.

Com mais de oito meses de duração, a guerra na Ucrânia vem deixando milhares de pessoas desabrigadas ou refugiadas, consequentemente, muitos animais se veem obrigados a viver na rua em meio aos destroços.

Na cena presenciada por Mook, os cães estavam posicionados em uma calçada e pareciam formar uma fila com uma distância entre eles.

Todos estavam esperando pacientemente sua vez para comer em uma estação de alimentação para animais de estimação que Mook havia ajudado a instalar no dia anterior.

No Twitter, o homem compartilhou uma foto dos cães e contou que nunca viu algo assim.

“Ontem instalamos uma estação de alimentação de animais de estimação deslocada em Kramatorsk (com o seu apoio!). Esta manhã, os cães ucranianos esperaram na fila para comer”, escreveu.

O tweet publicado no dia 20 de outubro acabou viralizando na rede, somando ao todo mais de 24,9 mil retweets, 146,7 mil curtidas e 2.190 comentários.

“Abençoe as pessoas que alimentam esses bons cães”, comentou Anne.
“Até os cães ucranianos estão no próximo nível”, observou Julia.
“Isso é incrível! Sempre soubemos que os cães eram mais atenciosos uns com os outros do que os humanos”, lembrou uma usuária.

Em entrevista ao site The Dodo, Mook detalhou que enxergou-se uma enorme necessidade de apoio aos animais que agora estavam na rua.

“Cães e gatos que costumavam ter casas”, frisa ele.

Apesar de inúmeros voluntários se manifestarem para ajudar na causa, a questão financeira vem sendo um grande empecilho para esta bela ação.

“A necessidade de alimentos é enorme em áreas liberadas, mas também por veterinários e animais de estimação evacuados da linha de frente. Os voluntários estão arriscando suas vidas resgatando cães e gatos”, disse Mook em outro tweet.

Em uma publicação do dia 16 de outubro, o homem contou sobre alguns gatos que conheceu nos escombros do histórico mosteiro ortodoxo “Lavra da Santa Dormição da Mãe de Deus”, na cidade de Sviatohirsk.

“O acesso a aqui e para cidades como Lyman, Bakhmut e Izium é limitado, então há apenas alguns voluntários como meus amigos Katya e Sergiy ajudando os animais de estimação”, salienta no tweet.

Já em uma outra publicação, também no dia 16 de outubro, Mook pede ajuda através de uma vaquinha online para a compra de alimentos.

“A necessidade de alimentos é enorme em áreas liberadas, mas também para veterinários e animais de estimação evacuados da linha de frente”, destaca.
“Voluntários estão arriscando suas vidas resgatando cães e gatos. Então, vamos estabelecer uma arrecadação de fundos para ajudar a cobrir os custos”, finaliza a legenda.

Além de instalar estações de alimentação, recentemente Mook ajudou a entregar 500 libras de ração doada a um santuário em Sviatohirsk, o qual abriga animais de estimação encontrados vagando pelas ruas da cidade recém-liberta do comando russo.

“Esta é a casa de Irina, onde ela cuida de 38 gatos e muitos cães. Há animais de estimação vagando por toda Sviatohirsk e outras cidades recém-libertadas no leste da Ucrânia – e é preciso ajudar”, pontua o Mook.

Confira:

Assista também:

O caso do cão LADRÃO DE PELÚCIA e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet, o petjornal com memes

Redatora.