Gato com olhos vermelhos e nariz verde é encontrado por abrigo - o que ele tem?

Augi vem passando por diversos exames e tratamentos para que possa encontrar um novo lar o mais breve possível

Por
em Gatos

Um gatinho chamado Augi chegou no mês de novembro a um abrigo de animais na cidade de Bergheim, na Alemanha, com um grave problema de visão, o qual deixou seus olhos com um tom avermelhado.

Encontrado no distrito de Auweiler, em Colônia, pelo abrigo de animais, o felino foi levado imediatamente a uma clínica veterinária devido a sua condição.

Com um problema óbvio nos olhos, o pobre gato precisava ser examinado minuciosamente, desse modo, passou por diversos exames.

Em uma primeira postagem publicada no conta @tierheim_bergheim do Instagram, no dia 19 de novembro, a instituição contou que o felino sente um pouco de pressão nos olhos.

“Vamos virá-lo ‘de cabeça para baixo’ e esperar poder ajudá-lo. Se alguém souber/sentir falta dele por favor nos avise”, esclarece a postagem.

Já em uma nova publicação, além dos olhos vermelhos, o nariz do pobre gato começou a ficar verde assustando os internautas.

“Não se preocupe, este não é um gato do planeta Melmak, Augi só tem um pouco de contraste no nariz”, explicou o abrigo de animais.

Além disso, este relatou que o gatinho foi minuciosamente examinado pela equipe veterinária em Neuss, no dia 22 de novembro.

“O resultado foi um defeito na córnea em um olho, aderências na pupila e sangramento no olho. Ele provavelmente está quase cego no momento, tudo o que ele vê é luz e sombra”, diz a publicação.

A instituição ressalta que o felino necessita passar quatro pomadas diferentes nos seus olhos para não piorar sua condição.

Somado ao problema ocular, o animal ainda sofre de sopro no coração, exigindo assim um ultrassom cardíaco.

“Ele é absolutamente corajoso e suporta tudo, inclusive a unção constante, sem resmungar”, finalizam.

Nesse sentido, a instituição espera que Augi consiga se recuperar e encontre um lar que possa dar todo o amor que necessita.

Olhos vermelhos

Segundo a clínica veterinária UAU UAU QUE MIA são vários os fatores que podem trazer vermelhidão ao olho de um gato, como é o caso de um trauma, uma alergia ou irritação.

O olho vermelho também pode ser associado a uma infecção viral como a cinomose, que é causada por um vírus extremamente resistente, uma infecção bacteriana, um glaucoma ou até um câncer.

Assim, é necessário que o animal seja levado o mais breve possível à clínica veterinária, pois se for um problema sério, este pode piorar com o tempo, causando cegueira e posteriormente a destruição da estrutura orbital.

Dependendo da origem da condição dos olhos vermelhos, o felino pode ou não apresentar os seguintes sintomas associados:

  • O branco dos olhos fica vermelho
  • Olhos inchados
  • Pálpebras inchadas
  • Secreção ocular (coloração clara, branca, amarela ou verde)
  • Olhos lacrimejando
  • Uma terceira pálpebra protuberante (olho cereja)
  • Olhos com coceira
  • Incapacidade de abrir os olhos
  • Perda de visão
  • Espirros
  • Olhos marejados
  • Tosse
  • Olhos doloridos

Apesar de haver diferentes remédios disponíveis no mercado, jamais use-os sem orientação veterinária, pois os olhos felinos são muito sensíveis e o tratamento inadequado pode piorar ainda mais a situação.

Assista também este vídeo:

O que esse papagaio tanto escondia nesse tronco?

Redatora.