Cachorro pinscher destrói vasilha de ração e tenta 'ocultar' prova

Médica veterinária explica o que leva pets a fazerem isso

Por
em Cães

Um cachorro da raça pinscher bombou na web após sua tutora divulgar um vídeo dando bronca nele. O motivo? O pequeno cãozinho comeu pela terceira vez no mês sua vasilha de ração. Em entrevista ao Amo Meu Pet, a médica veterinária Daniela Pimentel Chaves, explicou as principais causas desse tipo de travessura.

Said é um pinscher de apenas um ano que foi apontado como responsável por comer seu pote de ração. Segundo a tutora contou em vídeo publicado no Instagram, essa era a terceira vez que o pequeno cometia o delito.

Nas imagens, enquanto ela fala que o pequeno cãozinho devia comer sua ração e não a vasilha, ele disfarça e tenta conquistar a tutora.

“Não era pra você fazer isso e não adianta ficar me olhando assim com cara de quem não aprontou porque você aprontou. Você comeu sua vasilha”, acusa ela.

Said até faz carinha de dó, mas não se escapa da bronca da tutora que compartilha com seus seguidores o flagrante.

Nos comentários, muitos seguidores indicaram que a tutora comprasse uma vasilha de alumínio para não acontecer mais. Já outros se preocupam com sua saúde ingerindo esse plástico.

“O meu empurrava os potes com o focinho pra esconder... aí comprei um de alumínio pesado... acabou a farra dele”, sugeriu uma seguidora.
“Compra vasilha de alumínio, aço inox ou cerâmica para essa neném. O plástico pode obstruir o intestino dela e até ser fatal. Com essa carinha fofa não tem nem como brigar”, escreveu uma outra.

Faz mal? Por que fazem? Como tratar?

Pensando nisso, o Amo Meu Pet conversou com a médica veterinária Daniela Pimentel Chaves, para entender o que leva essa atitude nos pets, possíveis consequências da atitude e como evitar esse comportamento.

Daniela aponta que esse tipo de comportamento nos animais se chama de apetite depravado e pode ter diversas causas como deficiência nutricional, falta de minerais, depressão, ansiedade ou até mesmo uma forma de esconder uma travessura.

“As causas desses comportamentos podem ser bem variáveis, como por exemplo, o ato de comer as fezes, se acontece com um animal bem novinho que tá aprendendo fazer as necessidades no lugar certo e o tutor briga com ele ou ameaça, muitas vezes eles desenvolvem na tentativa de esconder o que fez pra não levar bronca. Depois com o tempo se torna um hábito”, descreve.

Além disso, nas fezes é possível encontrar resíduos de algumas proteínas, o que pode incentivar que ele consuma como complemento alimentar.

“Já no caso de comer tijolos ou pedrinhas, podemos observar a falta de minerais como cálcio, fósforo”, diz.

Entretanto, no caso específico, a médica veterinária chama atenção pelo comportamento de Said.

“Parece muito mais um problema comportamental, por exemplo, se é um filhote, ele está fazendo por brincadeira, então o ideal é colocar brinquedos próprios, mas se já é um animal adulto, podemos pensar que pode ser um caso de ansiedade ou depressão”, pontua.

Daniela também aponta que o desmame precoce dos filhotes e a separação das mães muito cedo, pode ser um fator desencadeante para as travessuras.

“Se percebe que os animais que ficam mais tempo com a mãezinha e irmãozinhos tem um comportamento muito melhor. É bem importante determinar a causa para direcionar o tratamento”.

A médica veterinária finaliza que essa atitude pode causar uma machucadura em todo trato gastrointestinal e acarretar uma obstrução, que só mediante uma cirurgia pode resolver o problema.

Assista o vídeo:

E você, achou engraçado ou ficou preocupado com Said?

Redatora.